Adicional de 25% na aposentadoria: encerra julgamento no STF 

O Judiciário, nos últimos meses, está com muitos julgamentos em pauta que impactam diretamente a vida dos segurados e nós estamos de olho para melhor informá-los sobre os seus direitos.

O Tema 1095 foi finalmente julgado pelo STF e a tese fixada publicada dia 21 de junho.

Qual a discussão do Tema 1095?

O processo discutia a possibilidade de estender o percentual de 25%, pago aos aposentados por invalidez, a todos os segurados aposentados que comprovassem a necessidade de auxílio permanente de outra pessoa.

O STJ já havia proferido decisão favorável aos aposentados, no sentido de permitir a extensão do auxílio a todos os aposentados que comprovassem a necessidade de acompanhante.

Como o STF se posicionou?

O INSS recorreu dessa decisão do STJ ao STF e os Ministros decidiram, no dia 18 de junho, praticamente de forma unânime, que somente a lei poderia criar ou ampliar benefícios, portanto inviável a extensão do auxílio a todos os aposentados.

O Ministro Luiz Edson Fachin, que se posicionou favorável à extensão do benefício a todos os aposentados, fundamentou sua decisão no sentido de que não estender o benefício a todo aposentado que comprovar a necessidade do auxílio, representava tratar os aposentados de forma desigual e violava a proteção do direito à saúde e da qualidade de vida.

O que a Lei prevê?

A lei hoje prevê expressamente que o pagamento do adicional de 25% sobre a aposentadoria é direito tão somente dos aposentados por invalidez, desde que comprovem a necessidade do acompanhamento diário de alguém para a realização das tarefas básicas.

Desta forma, de acordo com a lei, e agora com a decisão do STF, somente os aposentados por invalidez, que comprovem necessitar de um acompanhante, têm direito a receber o adicional de 25% sobre a sua aposentadoria.

Qual o impacto da decisão do STF?

É importante dizer que, quando o judiciário decide por suspender todos os processos que tratam de um mesmo tema, está buscando entregar à população segurança jurídica. Isso quer dizer que está uniformizando uma decisão para evitar que cada Tribunal julgue casos idênticos de forma distinta.

Assim, após a fixação da tese de que o adicional de 25% não pode ser estendido aos demais aposentados, os Tribunais não podem decidir de forma contrária a esse entendimento.

Em um futuro, algo pode mudar?

Tendo em vista que a sociedade tem aumentado a sua expectativa de vida ao longo dos últimos anos, e que cada vez é mais frequente o número de pessoas que necessitam de acompanhamento por motivos de doenças posteriores à concessão da aposentadoria, não se descarta que em um futuro os legisladores alterem a lei previdenciária e estendam aos demais aposentados a possibilidade de requerer o adicional, se comprovada a necessidade de acompanhamento para as atividades do dia a dia.

Seguimos acompanhando as alterações da lei e as decisões dos nossos Tribunais.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de nos escrever aqui.

Your cart

We value your privacy

We use cookies to customize your browsing experience, serve personalized ads or content, and analyze traffic to our site.