Cuidado com a contribuição acima do teto previdenciário!

by Ana Julia Silva Saraiva in

A Lei prevê que o teto dos benefícios pagos pelo INSS é o limite máximo do salário de contribuição, logo contribuições acima do teto não beneficiam o segurado e isso tem solução.

Você trabalha em mais de um emprego ou conhece alguém que trabalhe?

Atenção para esse conteúdo, pois ele pode te ajudar.

A Lei prevê que o teto dos benefícios pagos pelo INSS é o limite máximo do salário de contribuição, logo contribuições acima do teto do INSS não beneficiam o segurado, nem sequer aumentam o valor da sua futura aposentadoria.

Pelo contrário, caso você esteja contribuindo acima do teto do INSS você está tendo prejuízos, uma vez que está contribuindo com valores que não vão retornar para você quando você se aposentar.

O que posso fazer para não contribuir acima do teto?

A contribuição paga acima do teto normalmente é realizada pelo segurado que presta serviços em mais de uma empresa e, nesse caso, da soma das contribuições ultrapassar ao teto do INSS, é possível pedir a uma das empresas a redução da contribuição ao INSS para evitar contribuições acima do teto, atualmente em R$ 6.433,57.

Posso ter a restituição do valor que já contribuí?

Sim! É permitido ao segurado requerer na Receita Federal o ressarcimento do valor contribuído acima do teto do INSS apenas dos últimos cinco anos.

Ah! Não esqueça que o melhor caminho para a sua aposentadoria é sempre a realização de um Planejamento Previdenciário.

O Planejamento Previdenciário, conforme já explicamos AQUI é o estudo da sua vida contributiva, que permite identificar quais são os melhores valores para contribuir daqui para frente e quais possibilidades de aposentadoria esses valores alcançam.

Quer saber mais sobre Direito Previdenciário? Acompanhe nossos conteúdos AQUI.

Ficou com dúvidas? Nos envie uma mensagem AQUI.

O segurado do INSS que possui mais de um vínculo empregatício deve estar atento sobre os valores pagos de contribuição previdenciária (INSS), pois pode estar contribuindo mais do que deve, o que lhe DÁ DIREITO À RESTITUIÇÃO.

Se a soma dos salários ultrapassar o valor teto do salário de contribuição do INSS, atualmente, R$ 6.433,57, o empregado estará contribuindo com valores acima do devido, sem que esses sejam revertidos para sua aposentadoria.

ATENÇÃO!

A contribuição realizada a maior não produzirá nenhum aumento no valor de sua aposentadoria, pois sempre ficará limitada ao teto do INSS.

Em razão disso, é possível pedir para uma das empresas reduzir a contribuição e pedir a restituição das contribuições previdenciárias já efetuadas (acima do teto).

Your cart
    Checkout