O que é Auxílio-Inclusão?

in August 15th, 2021

Você sabia que em junho deste ano foi sancionada uma Lei em que passa a ser possível à pessoa com deficiência, moderada ou grave, receber um auxílio do Governo Federal caso exerça atividade remunerada limitada a 2 salários-mínimos?

A verdade é que a Lei 14.176/2021, sancionada em junho deste ano, alterou as regras do BPC/LOAS e criou o benefício Auxílio-Inclusão, que será um auxílio muito importante na vida de muitas pessoas com deficiência, moderada ou grave, a partir do dia 1º de outubro deste ano.

O que é BPC/LOAS?

O BPC (Benefício de Prestação Continuada) da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) é um benefício, no valor de 1 salário-mínimo, do INSS pago às pessoas com deficiência ou idosos a partir de 65 anos.

Para ter direito ao recebimento desse benefício é necessário que os beneficiários comprovem não possuírem renda, uma vez que é um benefício assistencial que visa proporcionar o direito de viver e envelhecer com dignidade.

Ocorre que, segundo as regras vigentes, se a pessoa com deficiência passasse a exercer uma atividade remunerada, ela perderia o direito ao benefício.

O que muda com a Lei 14.176 a partir de outubro de 2021?

A lei 14.176/2021 criou o benefício auxílio-inclusão, que começará a ser pago ainda em outubro deste ano. 

Assim, a partir de outubro de 2021 será possível que a pessoa com deficiência, moderada ou grave, que já recebia o benefício BPC do INSS, exerça uma atividade remunerada e solicite o auxílio ao invés do BPC.

Quais são os requisitos para a sua concessão?

  • A remuneração não pode ultrapassar 2 salários-mínimos;
  • Passar a ser, em razão da atividade exercida, filiado ao INSS como segurado obrigatório;
  • Tenha inscrição regular no CPF;
  • Possua inscrição atualizada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, e
  • Atenda os mesmos requisitos necessários à manutenção do BPC, como, por exemplo, os critérios relativos à renda familiar.

Qual o valor do auxílio-inclusão?

O valor será equivalente a 50% do valor do BPC em vigor (atualmente de 1 salário mínimo).

Ah, fique atento, pois o auxílio deverá ser pago desde a data do seu requerimento.

Quando o auxílio cessa?

O pagamento do benefício cessará caso o beneficiário passe a receber remuneração superior a 2 salários-mínimos ou deixar de atender outro requisito para manutenção do BPC ou concessão do auxílio-inclusão, como, por exemplo, deixar de se encaixar no perfil de baixa renda familiar exigido.

A pessoa com deficiência, que já recebe o BPC do INSS, tem direito ao recebimento do benefício?

Sim, tem o direito, mas ao aceitar o seu recebimento estará abrindo mão do recebimento do benefício de prestação continuada - BPC, bem como de qualquer outro benefício pago pelo INSS.

O auxílio-inclusão será computado no cálculo da renda familiar do beneficiário?

Não!

Esse é um ponto muito importante. O legislador fez previsão expressa quanto a isso ao determinar que tanto o auxílio-inclusão, como a remuneração de até dois salários mínimos, recebido pela pessoa com deficiência, não devem ser considerados no cálculo da renda familiar mensal.

Com essa determinação, o benefício assistencial pago a outra pessoa da mesma família não fica comprometido, ou seja, não corre o risco do beneficiário ter o seu benefício assistencial cancelado em razão do não cumprimento do requisito da baixa renda familiar.

É importante dizer que esse benefício é uma forma de incentivar que pessoas com deficiência ingressem no mercado de trabalho, uma vez que possibilita a elas a cumulação do benefício assistencial pago pelo INSS à remuneração paga pela atividade profissional.

Por que consultar um advogado especialista na área previdenciária?

Com tantas alterações na legislação previdenciária é muito importante que você procure a ajuda de um advogado especialista na área, pois somente ele é quem vai poder te auxiliar quanto a quais documentos são essenciais para ter concedido o benefício e de que forma agir caso o benefício não seja concedido.

Nosso escritório é amplamente reconhecido pelos resultados positivos alcançados, graças à condução minuciosa da demanda do cliente, desde o seu primeiro atendimento até o fim do processo.

Caso você queira compreender melhor os seus direitos previdenciários, agende agora mesmo uma consulta com um dos nossos advogados especialistas na área clicando AQUI.


Your cart

We value your privacy

We use cookies to customize your browsing experience, serve personalized ads or content, and analyze traffic to our site.