Quais os Direitos do Trabalhador com Deficiência?

in December 22nd, 2020

De modo geral, não é correto afirmar que o empregado com deficiência possui mais direitos trabalhistas do que os demais trabalhadores. A lei, contudo, garante a estes empregados um meio ambiente de trabalho inclusivo, o que significa não somente condições arquitetônicas de acessibilidade, mas também a acessibilidade social.

De início, consideram-se pessoas com deficiência todas aquelas que têm impedimento de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, as quais possam impedir a sua participação plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições. No Brasil, as diferentes formas de deficiência estão explicitadas no Decreto Nº 5.296/2004.

A comprovação de deficiência pode ser feita por meio de laudo médico, que deverá conter a descrição da deficiência e o Código Internacional de Doenças (CID) correspondente à situação que a define, ou certificado de reabilitação profissional, emitido exclusivamente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Além disso, é importante lembrar que o CID não deve se referenciar à causa, e sim à sequela. Por exemplo, deve citar a amputação propriamente dita, e não a neoplasia que a originou, além de que também deve ser emitido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Cumpre mencionar que, em julho de 1991, a legislação brasileira deu um passo à frente no exercício da igualdade constitucional ao aprovar a Lei 8.213, mais conhecida como Lei de Cotas. Uma resposta assertiva e afirmativa às desiguais oportunidades de trabalho e socialização vivenciadas por pessoas com deficiência. Em troca, o empregador recebe algumas vantagens fiscais pelo cumprimento dessas cotas.

A partir desta Lei, ficou estabelecido que que todas as empresas que possuem a partir de cem empregados são obrigadas a destinar um número mínimo de suas vagas para contratação de empregados com deficiência ou de trabalhadores reabilitados pelo INSS. A quantidade dessas vagas destinadas varia conforme o número total de empregados da empresa, sendo que a empresa que possui entre 100 e 200 empregados deve destinar 2% de suas vagas aos empregados com de deficiência, nas empresas que possuem de 201 a 500 empregados esse percentual é de 3% das vagas, nas empresas que possuem de 501 a 1000 empregados o percentual será de 4% do total de vagas e nas empresas que possuem a partir de 1001 empregados o percentual será de 5% do total de vagas.

A existência da reserva de vaga, porém, não garante estabilidade no emprego. Assim, o trabalhador com deficiência pode ser dispensado sem justa causa como qualquer outro empregado. Nesse caso, contudo, a empresa deve substituí-lo por outro empregado com deficiência ou reabilitado pelo INSS, a fim de continuar cumprindo a cota obrigatória. Ressalta-se, ainda, que o empregado substituto deve estar em regime de contrato determinado, superior a 90 dias, ou indeterminado, para que seja válida a substituição.

A lei permite, ainda, que o trabalhador com deficiência saque seu FGTS se, por prescrição médica, ele necessitar adquirir órtese ou prótese para promoção de acessibilidade e de inclusão social. Essa hipótese de saque do FGTS pode ser realizada independentemente de o trabalhador estar empregado ou não.

No curso do contrato de trabalho, o empregado PCD conta com algumas proteções especiais, a saber, se a deficiência apresentada pelo empregado exigir algum tipo de redução ou flexibilização do horário, a empresa contratante será obrigada por lei a liberá-lo. Ele, porém, receberá um salário proporcional às horas trabalhadas. Caso não haja nenhuma restrição nesse sentido, não há especificidades relacionadas à redução de jornada; A lei garante aos trabalhadores com deficiência a inexistência de desigualdade no salário, desde que a função realizada seja compatível com a dos outros funcionários da empresa. Se existir alguma diferença na remuneração, isso será caracterizado como uma prática ilícita e discriminatória. A única maneira do salário do trabalhador PCD ser mais baixo, é, como dito acima, se ele executar uma jornada de trabalho mais curta; O vale-transporte também é um direito do trabalhador PCD, desde que ele não disponha de passe livre que o isente do pagamento de passagens no transporte coletivo. Nessa situação, como o colaborador não precisa pagar por sua locomoção, o vale-transporte também não é obrigatório para o empregador.

Observe-se que, para fazer jus aos direitos acima mencionados no mercado de trabalho, é necessário considerar que a deficiência esteja relacionada a algum tipo de dificuldade, de acordo com a função exercida pelo colaborador. Se o empregado apresentar surdez em um ouvido e exercer atividades não correlatas à audição, por exemplo, não se pode considerá-lo para fins de preenchimento da cota mínima.

Portanto, para que o trabalhador com deficiência seja amparado pela Lei de Cotas com todos os benefícios, é preciso que exista uma deficiência medicamente perceptível, que esteja de acordo com as definições da Organização Internacional do Trabalho e que o trabalho desempenhado guarde relação com a deficiência do trabalhador.

É importante lembrar que o trabalhador PCD conta, ainda, com uma reserva de cargos e empregos em concursos públicos, garantia de habilitação e reabilitação profissional, tarefas e rotinas adequadas às suas peculiaridades. Além de adaptações do ambiente físico de trabalho, dependências e equipamentos, a fim de garantir melhor acessibilidade em suas funções.

Your cart

We value your privacy

We use cookies to customize your browsing experience, serve personalized ads or content, and analyze traffic to our site.