Adicional de 25% na aposentadoria

in June 17th, 2021

O Judiciário, nos últimos meses, está com muitos julgamentos em pauta que impactam diretamente a vida dos segurados.

Na última semana, por exemplo, estava em pauta o julgamento da revisão da vida toda e antes do último voto ser proferido o Ministro Alexandre de Moraes pediu vistas e agora nos resta aguardar o desfecho desse processo que está empatado com 5 votos a favor da possibilidade de revisão e 5 votos contrários à revisão.

Outro julgamento muito importante que estamos acompanhando entrou na pauta para ser julgado na última sexta-feira, dia 11 de junho. O Tema 1095 como é conhecido, discute a possibilidade de estender o percentual de 25% na aposentadoria, pago aos aposentados por invalidez que necessitam de cuidados permanentes, a todos os segurados que comprovarem a mesma necessidade.

Quem recebe hoje o adicional de 25% na aposentadoria?

Hoje em dia, é devido tal percentual tão somente aos segurados que estão aposentados por invalidez e que comprovem a necessidade de auxílio permanente de outra pessoa para as atividades diárias.

Como solicitar o adicional de 25%?

Simples, o segurado que estiver aposentado por invalidez faz o requerimento direto no INSS e passará por uma perícia médica, momento em que deverá apresentar os laudos médicos que comprovem ser indispensável a companhia de uma pessoa para realização das atividades básicas do dia a dia.

O que fazer em caso de negativa?

Nesse caso é recomendado procurar um advogado especialista na área previdenciária para entrar com uma ação judicial.

Minha aposentadoria por invalidez já está no teto do INSS, posso receber o adicional?

Sim, é possível.

Assim, o deferimento, ou não, do adicional de 25% na aposentadoria, para aqueles que já são aposentados por invalidez, depende unicamente da comprovação de que necessitam do acompanhamento diário de alguém para a realização das tarefas básicas.

Agora, para aqueles que já estavam aposentados em outras modalidades (tempo de contribuição, idade etc) e vieram a ficar inválidos, como, por exemplo, um aposentado que anos após a concessão da aposentadoria começou a apresentar mal de Alzheimer e necessitar de acompanhamento permanente, para esses aposentados é necessário acompanhar o julgamento do Tema 1095.

É importante mencionar que muitos doutrinadores e o STJ manifestam-se no sentido de que não seria um tratamento igualitário aos aposentados negar a extensão do benefício a todas as modalidades de aposentadoria, bem como que a negativa estaria violando o princípio da dignidade da pessoa humana.

Estamos acompanhando o julgamento para compartilhar com você o que o STF decidir.

ATUALIZAÇÃO: VEJA O QUE O STF DECIDIU AQUI.

Caso você esteja aposentado ou conheça algum aposentado que necessite de acompanhamento permanente para realização das atividades do dia a dia e tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de nos escrever aqui.


Your cart

We value your privacy

We use cookies to customize your browsing experience, serve personalized ads or content, and analyze traffic to our site.