Como verificar se o INSS tem registrado todos os períodos em que trabalhei/contribuí?

Você sabia que um dos principais motivos de alguns segurados terem seu pedido de aposentadoria negado é o fato do CNIS estar desatualizado?

CNIS é a sigla para Cadastro Nacional de Informações Sociais.

Por meio dele, é possível ter acesso a todos os dados do contribuinte, pois ele informa quais foram os valores das contribuições e quais os períodos em que o segurado contribuiu, bem como se esteve em algum momento recebendo auxílio por incapacidade temporária, por exemplo. O auxílio por incapacidade temporária é o nome atual para o antigo auxílio-doença e já falamos sobre ele AQUI.

Ocorre que muitas pessoas só descobrem a existência do CNIS no momento em que fazem o requerimento da sua aposentadoria ao INSS, mas é muito importante que todo o segurado faça a conferência dos dados que estão registrados no CNIS muito antes desse momento chegar para evitar atrasos e indeferimentos de pedidos.

Saber os períodos que estão efetivamente registrados no INSS é essencial para ver se está tudo correto com o valor das contribuições, bem como com o tempo de contribuição.

Anote essas dicas para ter um CNIS atualizado hoje mesmo:

1. Verificar se estão todos os vínculos de emprego com data de admissão e rescisão;

2. Levar ao conhecimento do INSS o êxito em processo trabalhista (Aumento da remuneração ou reconhecimento de vínculo) para que conste no CNIS;

3. Verificar se está registrado o período em que exerceu serviço militar;

4. Verificar se está registrado o período em que estudou em escola técnica e prestou trabalho na qualidade de aluno-aprendiz com retribuição em dinheiro

5. Verificar se há períodos em que exerceu atividade com exposição a agentes nocivos (condição insalubre, perigosa ou penosa) em data anterior a 13.11.19, pois nesse caso você pode solicitar a conversão desse período conforme já explicamos AQUI.

6. Verificar se há indicadores (extemporaneidade, contribuição inferior ao salário-mínimo, etc) em algum vínculo de trabalho, pois isso pode ensejar a necessidade de ajustar esse vínculo junto ao INSS

Para consultar o seu CNIS é fácil, veja só:

Entre no site do MEUINSS e, após fazer o seu login, clique em “Extrato de Contribuição – CNIS”, as contribuições estarão divididas por períodos.

Além disso, se você se preocupa com a sua futura aposentadoria, é muito interessante pensar em fazer hoje mesmo o seu Planejamento Previdenciário, que é o estudo da sua vida contributiva e a confecção de um manual com os caminhos possíveis até a pretendida aposentadoria.

Para isso, o advogado especialista vai precisar consultar o seu CNIS, porque por meio dele é que podemos revisitar o seu passado e fotografar o seu momento presente, para daí sim projetar os melhores caminhos para as possíveis aposentadorias.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de nos escrever, AQUI.

Your cart

We value your privacy

We use cookies to customize your browsing experience, serve personalized ads or content, and analyze traffic to our site.