Senado aprova piso salarial para enfermeiros

O Plenário aprovou nesta quarta-feira, dia 24 de novembro de 2021, o Projeto de Lei que estabelece um piso salarial aos profissionais da enfermagem (enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras).

piso-salarial-enfermeiros

Estava em tramitação no Senado o Projeto de Lei 2295/00 que visa a estabelecer o piso salarial para enfermeiros, ou seja, a definição da remuneração mínima que deve ser paga aos profissionais da Enfermagem (enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras). 

O Projeto decorre de anos de luta de valorização desta categoria, que coloca sua saúde em risco em prol da vida e do bem-estar de outras pessoas, ainda mais no período de pandemia que estamos vivenciando..

De autoria do Senador Fabiano Contarato (Rede-ES), o PL 2295/00 foi aprovado na data de ontem, dia 24 de novembro de 2021, pelo Senado.

O que o Projeto de Lei estabelece sobre o piso salarial para enfermeiros?

O Projeto visa a incluir na Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da profissão de enfermagem, o piso salarial para toda categoria. 

Assim, o Senado aprovou o piso salarial para enfermeiros da seguinte forma:

  • Estabelece um mínimo inicial para enfermeiros, que prestem seus serviços em instituições públicas ou privadas, no valor de R$4.750,00 para uma jornada de trabalho de 30 horas semanais;
  • Estabelece que seja pago aos técnicos de enfermagem 70% do piso nacional dos enfermeiros, bem como 
  • Estabelece o pagamento de 50% do piso nacional dos enfermeiros para auxiliares de enfermagem e parteiras.

Conforme o texto, o piso salarial deve ser atualizado anualmente conforme a inflação calculada pelo INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor.

O que ocorre agora?

O Projeto agora será enviado para a Câmara de Deputados e se passar, sem qualquer alteração, será encaminhado ao presidente Jair Bolsonaro para sanção ou veto.

Caso a lei venha a ser sancionada pelo Presidente e o piso não for respeitado, o trabalhador pode reivindicar na Justiça do Trabalho a diferença salarial. É importante dizer que essa diferença salarial impacta diretamente os demais direitos trabalhistas como 13º salário, férias, recolhimento de FGTS, contribuições previdenciárias, pagamento de horas extras, entre outros.

Por que consultar um advogado especialista na área trabalhista?

O advogado especialista na área trabalhista é o profissional que está em constante atualização sobre as alterações na legislação nos últimos anos e isso faz com que ele seja o profissional adequado para te auxiliar do início ao fim da demanda. 

No vídeo, Mariana Lini, explica um panorama geral sobre os seus direitos trabalhistas:

Conhecer as peculiaridades de cada profissão, como jornada de trabalho, piso salarial e demais características, é fundamental, uma vez que assim é possível buscar a garantia dos seus direitos trabalhistas em decorrência da sua categoria profissional. O piso salarial define o valor mínimo que deve ser pago pelo seu trabalho e isso, bem como a determinação de uma jornada de trabalho, reflete diretamente em outros direitos a que você faz jus. 

Nosso escritório é amplamente reconhecido pelos resultados alcançados, graças à condução minuciosa da demanda do cliente, desde o seu primeiro atendimento até o fim do processo.

Contamos com uma equipe de advogados trabalhistas em constante atualização e qualificação para o melhor acompanhamento e condução dos processos, além de uma larga experiência profissional, adquirida ao longo de mais de 30 anos de efetiva militância em diversos tribunais deste país.

Caso você queira conhecer outros direitos que são foco da nossa atuação consulte aqui ou agende agora mesmo uma consulta com um dos nossos advogados especialistas na área do Direito do Trabalho clique aqui.

  • Leia também:

Aposentadoria Especial para profissionais da saúde

Regra de Transição para aposentadoria especial: Como funciona?

Your cart

We value your privacy

We use cookies to customize your browsing experience, serve personalized ads or content, and analyze traffic to our site.