Assédio Moral nas redes sociais: consequências e proteção

Assim como os casos que ocorrem dentro das empresas, o assédio moral nas redes sociais causa danos graves para a vítima.

O assédio moral nas redes sociais é uma agressão que pode provocar graves consequências para um trabalhador. Em alguns casos, a violência tem início durante o trabalho, mas se prolifera para o mundo digital, ganhando proporções ainda maiores.

Dessa forma, a vítima sofre a agressão de forma permanente, não tendo sossego nem mesmo fora do horário de trabalho.

Só para ter uma ideia da gravidade, levantamento da Plan Internacional com meninas e jovens mulheres constatou que 58% já sofreram assédio online no mundo, subindo para 77% quando levando em consideração as brasileiras.

O estudo levou em consideração o universo de meninas e jovens mulheres. Entretanto, o assédio moral nas redes sociais alcança diversas outras pessoas, o que demonstra que o problema é ainda maior.

Assim como os ataques repetidos que ocorrem dentro da empresa, as agressões no ambiente virtual contra um profissional precisam ser denunciadas e reprimidas.

Mas o que caracteriza o assédio moral nas redes sociais? Quais elementos configuram o problema? Como fazer para acabar com essa violência? O primeiro ponto é saber sobre a importância de buscar ajuda.

E como diz o ditado: o conhecimento tem poder. Portanto, é necessário conhecer detalhes sobre o tema para se prevenir e, se necessário, agir para combater e acabar com o assédio moral nas redes sociais.

Assédio moral nas redes sociais: características

O assédio moral nas redes sociaisse configura quando o agressor ou um grupo de pessoas utiliza o ambiente digital para atingir a vítima. Ofensas, intimidações, ameaças, chantagem e humilhação estão entre as ações praticadas.

Se dentro da empresa o problema é grave, no ambiente digital existe um potencial gigantes de prejudicar ainda mais o profissional. Isso porque, dependendo de como as agressões ocorrem, o alcance dos atos e a repercussão podem se multiplicar de forma significativa, podendo causar até mesmo graves problemas para a saúde da vítima.

Para entender melhor a extensão do problema, imagine a seguinte situação: um trabalhador constantemente é criticado de forma ofensiva pelo chefe durante o horário de trabalho, sendo humilhado na frente de outros profissionais.

Como forma de perpetuar os ataques, o chefe costuma proliferar as críticas nas redes sociais, até mesmo registrando comentários em publicações pessoais da vítima.

Para se livrar do agressor, o trabalhador decide pedir demissão. Entretanto, a repercussão dos ataques se proliferou nas redes sociais, dificultando a conquista de uma nova oportunidade em uma outra empresa.

Mensagens diretas

O caso hipotético apresentado facilita entender como o assédio moral nas redes sociais pode prejudicar um trabalhador. Entretanto, os ataques não precisam ocorrer de forma tão explícita para se configurar.

Em determinadas situações, o agressor encaminha mensagens diretas para a vítima, sem expor o conteúdo para outras pessoas. Entre os exemplos, mensagens de texto pelo WhatsApp, SMS ou o Direct no Instagram.

Independentemente da estratégia adotada pelo infrator, a violência ocorre. Dessa forma, o assédio moral nas redes sociais também se configura nesses casos.

Aliás, isso é o mesmo que ocorre dentro das empresas, quando o agressor sussurra as ofensas ou quando espera ficar sozinho com a vítima para proliferar as agressões.

Quem são os agressores?

Quando o assunto é assédio moral nas redes sociais, torna-se necessário identificar também quem podem ser considerados agressores. Como estamos falando de agressões sofridas por trabalhadores, é comum as pessoas acreditarem que o fato está relacionado apenas com um superior.

Entretanto, os casos também se configuram contra chefes ou pessoas com o mesmo nível hierárquico dentro da empresa. Aliás, é possível que os ataques ocorram em grupo.

Por exemplo: um funcionário começa a chantagear e ofender um chefe para conseguir uma promoção. Ou pessoas que exercem a mesma função promovem comentários preconceituosos e ofensivos posts nas redes sociais contra um colega de profissão.

O que fazer?

Apesar dos ataques ocorrerem no ambiente digital, as características são as mesmas das agressões que ocorrem dentro de uma empresa. Para saber outros detalhes, vale conferir o texto: “Assédio Moral: entenda o que é e como se proteger do problema”.

Ao ser vítima de assédio moral nas redes sociais, a vítima precisa procurar ajuda. Aqui, algumas providências são necessárias. Entre elas, informar a empresa sobre o caso. Cada vez mais, as companhias entendem a importância de combater o problema, preservando um ambiente profissional saudável.

Independentemente disso, o trabalhador precisa consultar um advogado especializado, apresentando as provas e argumentos para a análise do caso concreto.

Mensagens de texto, cópias de publicações, comentários e repercussões; áudios, vídeos.... Enfim, reúna todo o material que possuir.

Com a orientação do advogado, o trabalhador conseguirá dar todos os passos necessários para acabar com as agressões sofridas, assim como para responsabilizar na Justiça os envolvidos.

Isso permite, por exemplo, ajuizar uma ação para obter a rescisão indireta do contrato de trabalho, além de outras providências previstas na legislação.

Dessa forma, torna-se fundamental consultar um advogado especializado para a análise do caso concreto. Contar com o suporte técnico deste profissional permitirá identificar se realmente os direitos trabalhistas estão sendo violados, permitindo assim dar andamento nas ações necessárias.

Nosso escritório conta com mais de 30 anos de atuação, com uma equipe de advogados em constante atualização, sem poupar esforços para o melhor acompanhamento e condução da sua necessidade.

Nos ajude a compartilhar conhecimento e compartilhe o nosso conteúdo sobre Assédio Moral nas Redes Sociais: consequências e proteção!

Your cart

We value your privacy

We use cookies to customize your browsing experience, serve personalized ads or content, and analyze traffic to our site.