Passagem de ônibus tem validade de 1 ano

by Ana Julia Silva Saraiva in August 6th, 2021

É muito comum ouvirmos falar sobre os direitos do consumidor quando o assunto é passagem de avião, mas o que poucos sabem, é que os passageiros de ônibus também possuem direitos assegurados em lei, em caso de desistência ou atraso na viagem.

Você sabia que a sua passagem de ônibus tem validade de um ano? Segundo a Lei 11.975/2009 o passageiro tem o direito de remarcar a sua passagem, a qualquer momento, dentro do prazo de 1 ano.

Além disso, segundo a mesma Lei, o passageiro tem o direito de solicitar o reembolso total do valor pago pela passagem.

Cabe à empresa de transporte coletivo reembolsar o consumidor no prazo de 30 dias, a contar do pedido de reembolso.

Até quando posso solicitar o reembolso ou remarcação da passagem de ônibus?

Tanto o reembolso, quanto a remarcação da viagem, devem ser solicitados até a data da viagem e não após a data da viagem.

Atraso na viagem de ônibus, o que fazer?

Em caso de atraso na partida, ou em parada superior a 1 hora, a empresa deve providenciar o embarque do passageiro em outra empresa que ofereça serviços equivalentes para o mesmo destino, se houver.

Outra possibilidade é realizar a restituição do valor do bilhete da passagem, de imediato, se assim o passageiro optar;

Se houver atraso na viagem, durante o seu curso, em razão de falha no sistema operacional, a empresa deve assegurar a continuidade da viagem, num período máximo de 3 horas após a interrupção.

É sempre interessante que o consumidor esteja atento aos seus direitos, pois o desconhecimento pode levar a prejuízos que poderiam ser evitados.

Por isso, quando você se sentir lesado frente a algum acontecimento, entre em contato com um advogado especialista na área e tire todas as suas dúvidas.

Nos encaminhe uma mensagem AQUI e a nossa equipe Cível entrará em contato.

Your cart
    Checkout