Gestor: 3 dicas de livros para liderar melhor

Ser promovido ao cargo de gestor é uma das metas de muitos profissionais do mercado. Por isso, além das dicas de como alcançar a à excelência, separamos os principais direitos que você precisa conhecer ao gerir uma equipe.

gestor-3-dicas-de-livros-para-liderar-melhor

Obter um cargo melhor, salários maiores e ter a oportunidade de deixar a sua marca na história da empresa? Com certeza torna-se um diferencial na vida de todo profissional ambicioso. 

Segundo uma recente matéria na revista Exame, a qualidade de líder impacta não só no clima entre a equipe, mas também no faturamento, na performance e na atração e retenção de talentos na empresa. 

Para se tornar um bom gestor é indispensável investir no rompimento com o antigo padrão de “chefe” e abrir-se para o entendimento do que é ser um “líder” nos dias atuais.

Para te ajudar nessa jornada, listamos abaixo 3 livros que todo gestor deveria ler para liderar melhor sua equipe. 

3 Dicas de livros para liderar melhor: 

A regra é não ter regras: A Netflix e a cultura da reinvenção, de Reed Hastings e Erin Meyer

Se você ainda não ouviu falar neste livro, pode ter certeza que você está perdendo muito.O livro foi escrito pelo CEO da Netflix e conta os bastidores da empresa que se tornou um dos principais nomes das indústrias de entretenimento do mundo.

No livro é abordado como a cultura da empresa transformou a marca em um exemplo inigualável de criatividade e adaptação. A importância de liderar uma empresa com foco nas pessoas e não em processos.

O Livro de Ouro da Liderança, de John Maxwell. 

Outra bíblia quando o assunto é gestão. A obra de Maxwell é considerada apropriada tanto para gestores em início de carreira quanto para aqueles que já trazem alguma experiência consigo. 

No livro é esclarecido como um líder diferencia-se de um chefe. Aprender a liderar nos dias de hoje é saber orientar os colaboradores pelo melhor caminho e ao mesmo tempo criar autoridade e influência sobre o grupo.

Através de sua linguagem leve esta obra traz dicas preciosas e pode facilmente se tornar seu livro de cabeceira. 

What Do You Do Is Whats You Are, de Ben Horowitz. 

Leitura fundamental sobre cultura, traz ao leitor tanto cases em empresas quanto fatos históricos ao redor do planeta, mostrando a força dos elementos culturais no comportamento de micro-sociedades. 

É considerado uma das obras mais completas na área pois não fica preso somente ao termo “cultura corporativa”, mas também se propõe a transmitir conhecimento relevante em diversos níveis.  

Já escolheu a próxima leitura?

A importância da cultura na empresa e o papel do gestor

“Independentemente de a empresa ser hierárquica ou não, é essencial que um CEO ou um chefe saiba que ele não entrega nada, quem entrega é a sua equipe”. 

A declaração de Fábio Betti, sócio da Corall Consultoria para a FORBES em 2017, é mais atual do que nunca. Liderar com maestria e conteúdo é o valor entregue pelo gestor atual.

Empenhe sua energia em ser melhor para sua equipe. Assim, todos saem ganhando.

Em “O que observar antes de trocar de emprego” nós destacamos a importância de levar em consideração a cultura e os valores da empresa antes de tomar qualquer decisão. Bons líderes fomentam o crescimento da cultura organizacional e a importância de manter o foco em seus colaboradores para o progresso do negócio. 

E você conhece os seus direitos trabalhistas como gestor?

Já sabe que pensar no futuro e bem estar dos membros da sua equipe é fundamental para ter um bom desempenho como líder, não é mesmo? Só não esqueça de garantir que os seus direitos também estão sendo respeitados pela empresa.

Em nosso canal do YouTube você encontra um vídeo exclusivo em que a head da área trabalhista do escritório, Carolina Spina, destaca o que você precisa saber ao exercer um cargo de gestor na empresa. 

Infelizmente, ainda é comum empresas enquadrarem funcionários no cargo de gestor na tentativa de burlar a legislação e não fazer o pagamento correto das suas horas extras, por exemplo. 

Por isso, se você busca qualificação no cargo de gestor, compreender os seus próprios direitos é também fundamental. Na dúvida, consulte um advogado especialista em direitos trabalhistas para gestores.

gestor-3-dicas-de-livros-para-liderar-melhor-02
Your cart

We value your privacy

We use cookies to customize your browsing experience, serve personalized ads or content, and analyze traffic to our site.