O que observar na hora de trocar de emprego? 

O que não faltam são dúvidas na hora de trocar de emprego. Confira algumas dicas que podem te ajudar a descobrir se realmente é o melhor momento.

o-que-observar-na-hora-de-trocar-de-emprego

A vida é feita de escolhas. E para tomar decisões, como a de trocar de emprego, é importante que você analise com atenção as circunstâncias para evitar arrependimentos futuros.

São muitos os questionamentos a se fazer antes de decidir de fato trocar de emprego. Segundo Eduardo Ferraz, autor do livro “Seja a pessoa certa no lugar certo”, o mercado de trabalho passa por inúmeras mudanças como, taxas de desemprego em alta, novas carreiras em ascensão, novas leis trabalhistas e, até mesmo, novo formato de trabalho com o aumento de trabalhadores deixando a carteira de trabalho assinada e partindo para a constituição de uma pessoa jurídica para prestação de serviços.

Um recente estudo publicado pela CNN Brasil, afirma que 4 em cada 10 brasileiros cogitam mudar de emprego ainda em 2022. Para ajudar você que está pensando em trocar de emprego, neste artigo a L&P separou alguns insights que podem auxiliar nessa tomada de decisão e, ainda, garantir que você não tenha direitos trabalhistas violados.

Vamos conferir?

E agora, trocar de emprego ou não?

A dúvida sobre trocar de emprego ou não pode surgir de diversas maneiras, desde a insatisfação com o trabalho atual até a surpresa de uma proposta de trabalho inesperada.

Um dos pontos que você precisa sempre estar atento é se os seus direitos trabalhistas foram respeitados ao longo do contrato de trabalho, afinal, a empresa realizou o pagamento pelas horas extras realizadas ao longo dos últimos cinco anos? Você recebeu o adicional de insalubridade ou pelo trabalho noturno realizado? Você recebe o mesmo salário dos demais colegas que realizam as mesmas atividades que você?

Todos esses pontos devem ser levados em consideração, não só no momento em que você está pensando em trocar de emprego, como ao longo de todo o seu contrato de trabalho.

Saiba que após a extinção do seu contrato de trabalho você possui 2 anos para ajuizar um processo trabalhista e reivindicar todos os direitos que foram violados ao longo dos últimos 5 anos. 

Por isso, consultar um advogado trabalhista para compreender os seus direitos e as provas que você deve reunir para entrar com um processo trabalhista é imprescindível para que você não seja prejudicado lá na frente, combinado?

Reunimos alguns pontos que podem ajudá-lo nesse momento.

Direitos no momento da rescisão do contrato de trabalho

O primeiro ponto que você precisa saber é que no momento em que pedir demissão do seu emprego atual você recebe apenas o saldo de salário, 13º salário proporcional, horas extras não pagas e férias vencidas, combinado?

O valor que a empresa depositou mensalmente em sua conta de FGTS ficará lá, até que você esteja apto a movimentá-la

O saque do FGTS somente é possível quando você é dispensado sem justa causa da empresa ou quando você se enquadra em outras alternativas da Lei 8.036/1990 como por ex, para compra da casa própria ou no momento da aposentadoria.

Por isso, antes de pedir demissão, vale a pena se organizar financeiramente para isso.

Atenção ao contrato PJ 

Se você atualmente está trabalhando como PJ, atenção, compreender os seus direitos nesse tipo de contratação é essencial, uma vez que é crescente o número de contratações PJ ilegais pelo país.

Em nosso artigo "Contrato PJ: O que você precisa saber", nós explicamos para você quando um contrato PJ é legal e quando você está unicamente tendo direitos trabalhistas sonegados por meio de uma contratação fraudulenta.

Se você já trabalha como PJ e entende que pode estar tendo direitos trabalhistas sonegados consulte um advogado especialista em reconhecimento de vínculo de emprego de profissionais contratados como PJ.

o-que-observar-na-hora-de-trocar-de-emprego-02

Qualidade de vida e horas extras

 Como está a sua qualidade de vida no trabalho atual? Você trabalha dentro de uma jornada de 8 horas diárias ou volta e meia é exigido que você prolongue a sua jornada e acabe por realizar horas extras frequentemente?

 Essas horas extras, quando realizadas, são pagas de forma correta? Você sabia que o pagamento incorreto pelas horas extras traz inúmeros prejuízos para a sua remuneração, bem como para a sua futura aposentadoria? 

 Se você vem realizando horas extras, mas não está sendo remunerado por elas, ATENÇÃO! Além de estar tendo uma sobrecarga de trabalho, você está financeiramente sendo prejudicado.

 O correto pagamento de horas extras impacta inclusive o valor da sua futura aposentadoria. Por isso, antes de trocar de emprego, analise se as horas extras foram calculadas corretamente. 

Em “Horas extras: o que é e como calcular” ensinamos o passo a passo de como você pode verificar se o pagamento está sendo realizado corretamente.  

Alta demanda de trabalho e estresse frequente - Burnout

Ainda no tema da qualidade de vida, é importante que se analise também como está a sua saúde mental em decorrência do trabalho.

O número de trabalhadores que desenvolveram síndrome de burnout nos últimos anos cresceu significativamente em razão do excesso de trabalho, metas inatingíveis e situações desagradáveis no trabalho. 

A síndrome de Burnout é uma doença ocupacional, ou seja, decorre do esgotamento profissional e você deve ser indenizado caso venha a desenvolvê-la. 

A ajuda de um advogado trabalhista e de um advogado previdenciário nesse momento vai ser essencial para que você garanta todos os direitos que são devidos em uma situação como essa. 

Lembre-se, o trabalho em hipótese alguma pode levar à exaustão.

Em 5 “Burnout: 5 dicas para evitar a síndrome” nós separamos algumas dicas para evitar que isso ocorra onde você trabalha, confira. 

Modelo de trabalho híbrido ou home office

Segundo a mesma pesquisa citada anteriormente, as mudanças no mercado de trabalho ocorridas em virtude da pandemia é uma das principais causas dos trabalhadores buscarem trocar de emprego. 

Isso ocorre porque a cultura do home office para muitos trabalhadores apresentou-se como uma solução às horas de deslocamento diário até o trabalho, que não permitiam ao trabalhador usufruir de uma rotina maior com a família, de tempo para a prática de exercícios físicos ou para atividades de lazer. 

Ocorre que muitos trabalhadores desconhecem dos seus direitos trabalhistas em home office. 

A Lei 14.442, promulgada em agosto deste ano, determinou que o trabalho remoto pode ocorrer por jornada, produção ou tarefa. E esse é um ponto muito importante.

Se você for contratado por produção ou por tarefa a empresa está desobrigada ao controle de jornada e consequentemente ao pagamento de horas extras, ok? No entanto, caso você seja contratado assim, mas tenha seu horário de trabalho fiscalizado, atenção, você deve buscar a ajuda de um advogado trabalhista e garantir que as suas horas extras sejam pagas.

Já o trabalho remoto por jornada é aquele realizado como se fosse na empresa, ou seja, você tem a sua jornada de trabalho controlada e recebe pelas horas extras realizadas.

Para saber mais sobre os seus direitos em home office clique aqui.

Se preferir, consulte um advogado trabalhista e garanta o seu pagamento de horas extras ao longo do contrato.

o-que-observar-na-hora-de-trocar-de-emprego-03

Independente de qual caminho você escolher é importante que você esteja sempre atento ao cumprimento dos seus direitos trabalhistas e de que forma você pode garanti-los. 

Contamos com uma equipe de advogados trabalhistas e previdenciários em constante atualização para melhor atender nossos clientes, inclusive no momento em que desejam trocar de emprego.

Produzimos uma série de vídeos exclusivos em nosso canal do Youtube sobre os seus principais direitos, confira:

Equipare o seu salário com o colega que exercer as mesmas funções que você

Aposentadoria profissionais da saúde

Acesse o nosso Canal do Youtube e escolha o vídeo que mais se encaixa em seu momento de atuação.

o-que-observar-na-hora-de-trocar-de-emprego-04
Your cart

We value your privacy

We use cookies to customize your browsing experience, serve personalized ads or content, and analyze traffic to our site.