O papel do advogado de divórcio: como ele pode ajudar durante o processo

O advogado de divórcio é indispensável quando um casal decide se separar. Entenda a importância desse profissional.

O advogado de divórcio desempenha um papel muito importante em um momento delicado na vida de duas pessoas que decidiram desfazer a união e, com isso, seguir caminhos distintos.

Ao adotar procedimentos técnicos e legais à risca, o profissional especializado necessita garantir o direito de uma das partes ou de ambas, apresentando os detalhes e orientando em cada um dos passos.

Com experiência na área de direito da família, o advogado especializado consegue garantir a segurança desejada pelo cliente, dando todo o suporte nesse momento tão delicado.

Como diz o ditado: “ninguém decide se casar pensando em separar”. Afinal, a ideia é que a relação seja duradoura e saudável, mas infelizmente em determinados casos a dissolução da união é o melhor caminho para os dois.

Dessa forma, o advogado especializado em família ganha ainda mais relevância. Quer entender melhor os motivos? Então, calma que vamos explicar os detalhes.

Advogado especialista em direito de família

O advogado especializado em direito de família é um profissional que possui todos os conhecimentos técnicos e jurídicos necessários para lidar com as diversas situações que surgem durante um processo de separação.

Indispensável, sua importância pode ser comprovada por números. De janeiro a novembro de 2022, 68.703 divórcios foram registrados no País, de acordo com levantamento do Colégio Notarial do Brasil. Em 2021, os números foram ainda maiores: 76.671.

Claro que ninguém deseja uma situação assim. Quando apaixonados, todos os casais possuem a convicção que o relacionamento será eterno. Mas, nos casos em que isso não acontece, esse profissional tem sua atuação necessária.

Até porque cada situação é uma situação. E, por isso, a dissolução do casamento ocorre de diferentes formas.

Diferentes tipos de divórcio

O advogado especialista em família se faz necessário em todas as situações. Entretanto, é bom conhecer as diferentes normas previstas na legislação. Em linhas gerais, existem os divórcios judiciais e os extrajudiciais.

Apesar do fim ser o mesmo, os meios apresentam algumas diferenças. 

O divórcio judicial é aquele em que o caso é levado para a análise e chancela de um juiz. Esse processo se torna obrigatório quando não existe acordo entre as partes, o chamado processo de divórcio litigioso, assim como quando existem filhos menores ou incapazes fruto do relacionamento. Nas situações em que envolve menores, é necessário um acompanhamento mais cuidadoso por parte da Justiça, até mesmo para preservar os direitos da criança.

Contudo, o processo de divórcio judicial pode ser consensual também, ou seja, quando existe acordo entre as partes e desejam apenas a homologação deste pelo juiz. 

Por outro lado, o divórcio extrajudicial é aquele que é efetuado diretamente em um cartório, por meio de uma escritura pública. Entre suas características, a ausência de filhos menores ou incapazes e o acordo entre as partes. Até por conta disso, torna-se mais rápido, e o procedimento é menos desgastante para as partes.

Papel de um advogado de divórcio

A agilidade e a redução da burocracia no modelo extrajudicial não eliminam a necessidade de um advogado de divórcio, que garantirá a legalidade do ato.

Vale lembrar que o profissional atua como um orientador, auxiliando também a reduzir o desgaste e estresse entre as partes em um momento tão delicado.

Quando ambos concordam com a separação, é comum que o casal conte com o suporte de um advogado único. De forma imparcial, o profissional orientará ambos sobre direitos de deveres, registrando no final o acordo.

Em situações mais complexas, porém, é comum cada um contar com um representante. Além de cuidar de todo o trâmite legal, cuidado de cada passo do processo, o advogado de divórcio também atua como uma ponte entre as partes.

Dessa forma, ele é responsável em “levar para a mesa” as decisões do cliente, representando também perante o juiz, apresentando as devidas argumentações quando necessário.

Aliás, independentemente de judicial ou extrajudicial, o advogado de divórcio contribui também com a orientação de pontos importantes, como pensão alimentícia e a guarda dos filhos. Existe ainda a análise do regime de bens e a definição da partilha do patrimônio.

Conclusão

A torcida, claro, é para que o casal conviva de forma harmônica e feliz. Quando preciso, porém, é indispensável contar com a ajuda de um advogado de divórcio, que atuará como um “grande amigo” no caso de separação, preservando o direito do cliente e atuando como um facilitador.

Portanto, é possível resolver o caso da melhor forma e o mais rápido possível, sempre respeitando os princípios legais necessários.

Estar assessorado por um advogado especialista em família e sucessões será um diferencial, uma vez que é o profissional que diariamente está à frente da defesa dos interesses de outras pessoas como você. 

Nosso escritório conta com mais de 30 anos de atuação, com uma equipe de advogados em constante atualização, sem poupar esforços para o melhor acompanhamento e condução da sua necessidade.

Nos ajude a compartilhar conhecimento e compartilhe o nosso conteúdo sobre o papel do advogado de divórcio!

Em caso de dúvida, acesse o site e entre em contato com o nosso escritório Lini & Pandolfi. Clique aqui e agende uma consulta!

Your cart

We value your privacy

We use cookies to customize your browsing experience, serve personalized ads or content, and analyze traffic to our site.