O que faz um advogado cível e como ele pode me ajudar?

O advogado cível tem uma atuação ampla e relevante para a preservação dos direitos dos indivíduos na sociedade. Confira os detalhes!

O advogado cível ocupa um papel de grande relevância para a preservação e garantia dos direitos do cidadão em uma sociedade. Afinal, esse é o profissional que atua tanto do lado preventivo quanto do lado protetivo em relação às diferentes interações dos indivíduos na sociedade.

Dessa forma, é possível afirmar que todas as ações que uma pessoa exerce no dia a dia têm implicações jurídicas. Seja na análise de um contrato na aquisição de bens e serviços, na dissolução de um casamento, em um inventário ou na busca pela garantia ao cumprimento das obrigações do plano de saúde, lá está o advogado cível para representá-lo.

Esses, claro, são apenas alguns exemplos da atuação desse profissional na sociedade. Portanto, é possível afirmar que o advogado cível atua em diversas áreas para preservar o bom convívio das pessoas, garantindo o respeito às leis.

Por esse especialista possuir uma atuação ampla, é comum a existência de diversas dúvidas sobre o tema. Dessa forma, torna-se necessário conhecer alguns detalhes sobre o que faz um advogado cível e, com isso, entender como ele pode ajudá-lo.

O que faz um advogado cível?

O advogado cível é responsável por auxiliar as pessoas na prevenção e na solução de conflitos de naturezas diversas. Dessa forma, ele não atua apenas quando os problemas aparecem.

Para entender melhor o assunto, basta lembrar a quantidade de bens e serviços adquiridos constantemente. O financiamento da casa própria, por exemplo, envolve um contrato. O mesmo acontece com a sociedade para a criação de uma empresa. E o que falar sobre a aquisição de um plano de saúde? Aliás, o casamento não é um documento?

Os diversos contratos assinados por uma pessoa durante a vida são compromissos legais. Dessa forma, é indicado que um advogado analise as cláusulas existentes nesses documentos para orientar e proteger o cliente, explicando sobre direitos e deveres, assim como evitando possíveis armadilhas escondidas em um emaranhado de termos.

Consequentemente, o advogado cível também tem atuação decisiva caso os direitos do cliente não sejam respeitados posteriormente.

Dessa forma, é possível destacar que esse profissional se transforma tanto em um conselheiro quanto em um protetor, preservando o bom convívio do cliente com a sociedade.

Situações que necessitam de um advogado cível

Como já foi possível constatar, o advogado cível tem uma atuação ampla. Dessa forma, a recomendação é consultá-lo com frequência para evitar futuras “dores de cabeça”.

Para facilitar a compreensão, vamos apresentar aqui algumas situações que necessitam do suporte deste profissional especializado.

Divórcio e Dissolução de União Estável Judicial e Extrajudicial

Como já diz o ditado, “ninguém casa pensando em se separar”. Entretanto, caso isso ocorra, é o advogado cível que garantirá todo o suporte necessário em um momento tão difícil na vida de um então casal. Isso tanto no caso do divórcio quanto na dissolução de união estável.

Muito mais do que um garantidor da lei, esse profissional especializado atua como uma “ponte” entre as duas pessoas, tentando demonstrar os melhores caminhos para uma separação menos traumática, preservando os direitos e deveres de ambos.

Aliás, contar com o suporte de um advogado cível é obrigatório tanto nos casos judiciais, que exigem o acompanhamento de um juiz; quanto nos extrajudiciais; realizados em cartório.

Inventário Judicial e Extrajudicial

A morte de um familiar também é uma outra situação delicada na vida das pessoas que necessitam do suporte de um advogado cível. Nessa fase, a dor da partida se mistura com a necessidade de resolver questões legais relacionadas com o direito de sucessão.

Nesse quesito, o inventário é o instrumento que garante a transparência necessária tanto com relação aos bens quanto os direitos e também obrigações de todos os herdeiros.

Portanto, o advogado cível é quem auxilia os envolvidos em todas as etapas. Quando da ausência de herdeiros menores ou dependentes e com a existência de um acordo entre os envolvidos, o profissional especializado atua como um organizador e garantidor do cumprimento da lei.

Já em possíveis conflitos, ele tem a responsabilidade de representar e preservar os direitos do cliente, trabalhando para a correta conclusão do inventário.

Ação contra Plano de Saúde

Mesmo com obrigações claras estabelecidas pela legislação, os planos de saúde costumam negar aos clientes o direito a determinados tratamentos ou medicamentos.

Então como fazer para ter garantido os direitos? Contando com a ajuda de um advogado cível. É exatamente esse profissional que conseguirá entrar com uma ação contra o plano de saúde, tanto com relação aos tratamentos necessários quanto sobre possíveis cobranças de valores abusivos.

Como foi possível perceber, o advogado cível desempenha uma função de extrema importância para o bom convívio de todos na sociedade, atuando como um consultor e protetor das pessoas.

Portanto, torna-se indispensável consultar um profissional especializado. Muitas pessoas, porém, só fazem isso quando o problema já existe. Claro que o advogado cível é necessário nesse momento. Entretanto, vale destacar a importância de uma orientação qualificada antes mesmo da assinatura de qualquer contrato.

Nosso escritório conta com mais de 30 anos de atuação, com uma equipe de advogados em constante atualização, sem poupar esforços para o melhor acompanhamento e condução da sua necessidade.

Nos ajude a compartilhar conhecimento e compartilhe o nosso conteúdo sobre o que faz um advogado cível e como ele pode me ajudar?

Em caso de dúvida, acesse o site e entre em contato com o nosso escritório Lini & Pandolfi. Clique aqui e agende uma consulta!

Your cart

We value your privacy

We use cookies to customize your browsing experience, serve personalized ads or content, and analyze traffic to our site.