O papel do líder no mercado atual

No atual mercado de trabalho, o papel do líder apresenta algumas características necessárias para o bom desempenho da função

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Em um mercado de trabalho altamente competitivo e desafiador, o papel do líder conquistou protagonismo ainda maior dentro das empresas que realmente almejam um “lugar ao sol” no mundo empresarial. Com qualidades específicas, esse colaborador apresentou uma evolução tamanha com o passar do tempo.

Esqueça aquele chefe do passado com fama de bravo que costumava amedrontar os subordinados com ordens proclamadas aos berros (calma que assédio moral é tema para outro texto). Em um ambiente cada vez mais tecnológico, o papel do líder conta com recursos inovadores e habilidades específicas para cativar, unir, organizar e, com isso, obter um desempenho elevado das equipes comandadas.

A liderança apresenta tamanha relevância no mercado de trabalho que, atualmente, essa é uma das principais qualidades desejadas em um gestor.

Engana-se, porém, que acha que o verdadeiro líder nasce com essa qualidade. Claro que alguns possuem uma tendência maior para aflorar essa característica. Entretanto, a liderança pode e deve ser aprendida e aprimorada. Isso é possível por meio de treinamentos, cursos específicos, dedicação e muito estudo.

Aos que almejam esse posto dentro das empresas, torna-se fundamental conhecer detalhes sobre essa função, identificando direitos e deveres.

O papel do líder na empresa moderna

Atualmente, o papel do líder está muito relacionado com a influência exercida na equipe. Muito diferente de um chefe autoritário (que ainda existe em determinadas empresas), esse profissional moderno busca extrair o melhor de cada um dos subordinados, promovendo a correta combinação de talentos.

Principalmente em equipes multidisciplinares, torna-se o elo entre os profissionais com perfis distintos, mantendo esses trabalhadores engajados, assim como evitando e conciliando conflitos.

Dessa forma, o papel do líder se assemelha ao de um mentor, que consegue aconselhar e direcionar as pessoas pelos caminhos corretos, obtendo no final resultados significativos.

Para desempenhar essa função, portanto, é necessário conhecimento. Por isso, o líder necessita estar em constante processo de aprimoramento. Só assim será possível superar as novas adversidades que surgem no mercado de trabalho a cada dia, mantendo suas trabalhando em pleno desempenho.

O papel do líder e questões trabalhistas

Como desempenha um papel de gestão, o líder precisa ter autonomia para tomar determinadas decisões, desempenhando uma função de confiança dentro da empresa.

Claro que em grupos existem lideranças naturais entre os pares. Mas aqui estamos falando do gestor que possui essa qualidade e, portanto, tem a autonomia para determinar e direcionar os rumos da atividade desempenhada pelo grupo, seguindo as diretrizes e metas traçadas pela companhia.

Nesse ponto, devemos abordar algumas questões legais que envolvem essa situação. O primeiro ponto é que o colaborador promovido ao cargo de gestão tem o direito de exercer essa autonomia. Caso contrário, estará apenas mudando o nome da sua atuação, mas exercendo a mesma função!

Isso, portanto, significa muito mais do que receber um nome pomposo em uma promoção. A mudança de status exige também uma remuneração adequada, com, no mínimo, o acréscimo de 40% nos vencimentos.

Isso, claro, refletirá também no cálculo de outros benefícios, como décimo terceiro e adicional de férias.

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Outro ponto relevante quando o assunto é gestão está atrelado ao pagamento de horas extras. Por desempenhar uma função de confiança, esse profissional tem a liberdade de desempenhar suas funções sem o rigor da jornada e, consequentemente, com a ausência do pagamento de horas extras.

Isso, porém, possui exceções. Afinal, se em determinado momento o gestor desempenhar atividades que não são inerentes ao cargo, é possível que o pagamento extra seja devido.

Assim como o gestor deve receber a remuneração dobrada pela hora trabalhada aos domingos e feriados.

Caso isso não ocorra, é recomendado consultar um advogado especializado em direto do trabalho para uma análise minuciosa do caso concreto. Somente assim será possível identificar a situação específica deste gestor que desempenha papel de líder em seu grupo.

Gostou dos detalhes? Para esclarecer outras dúvidas sobre este ou qualquer outro assunto relacionado ao direito do trabalho é possível agendar uma consulta com um advogado trabalhista.

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