Passagem de ônibus tem validade de 1 ano

in August 6th, 2021

É muito comum ouvirmos falar sobre os direitos do consumidor quando o assunto é passagem de avião, mas o que poucos sabem, é que os passageiros de ônibus também possuem direitos assegurados em lei, em caso de desistência ou atraso na viagem.

Você sabia que a sua passagem de ônibus tem validade de um ano? Segundo a Lei 11.975/2009 o passageiro tem o direito de remarcar a sua passagem, a qualquer momento, dentro do prazo de 1 ano.

Além disso, segundo a mesma Lei, o passageiro tem o direito de solicitar o reembolso total do valor pago pela passagem.

Cabe à empresa de transporte coletivo reembolsar o consumidor no prazo de 30 dias, a contar do pedido de reembolso.

Até quando posso solicitar o reembolso ou remarcação da passagem de ônibus?

Tanto o reembolso, quanto a remarcação da viagem, devem ser solicitados até a data da viagem e não após a data da viagem.

Atraso na viagem de ônibus, o que fazer?

Em caso de atraso na partida, ou em parada superior a 1 hora, a empresa deve providenciar o embarque do passageiro em outra empresa que ofereça serviços equivalentes para o mesmo destino, se houver.

Outra possibilidade é realizar a restituição do valor do bilhete da passagem, de imediato, se assim o passageiro optar;

Se houver atraso na viagem, durante o seu curso, em razão de falha no sistema operacional, a empresa deve assegurar a continuidade da viagem, num período máximo de 3 horas após a interrupção.

É sempre interessante que o consumidor esteja atento aos seus direitos, pois o desconhecimento pode levar a prejuízos que poderiam ser evitados.

Por isso, quando você se sentir lesado frente a algum acontecimento, entre em contato com um advogado especialista na área e tire todas as suas dúvidas.

Nos encaminhe uma mensagem AQUI e a nossa equipe Cível entrará em contato.

Your cart

We value your privacy

We use cookies to customize your browsing experience, serve personalized ads or content, and analyze traffic to our site.