Pente-Fino INSS: Como se preparar para não perder o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio doença)

Você já deve estar acompanhando que o INSS vai iniciar um pente-fino no mês de agosto e os principais benefícios a serem revisados serão os benefícios por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença). Como você deve se preparar para essa revisão?

Foi anunciado recentemente a nova operação “pente-fino” do INSS, ou seja, o INSS realizará a revisão dos benefícios previdenciários recebidos nos últimos meses pelos segurados. Segundo dados informados nos meios de comunicação a meta é que 170 mil brasileiros tenham o seu benefício revisado.

O que se sabe é que os benefícios por incapacidade temporária, antigo auxílio doença, sem data de encerramento fixada, bem como aqueles benefícios por incapacidade temporária sem pericia médica há mais de 6 meses, são os principais alvos de revisão pela autarquia.

Caso você tenha verificado que foi convocado para o pente-fino, não é necessário entrar em pânico, a convocação não significa que você perdeu o seu benefício, é importante que você, segurado, esteja apenas preparado para essa revisão:

1º - Ao receber o comunicado do INSS agende uma perícia médica no prazo de 30 dias pelo telefone (135) ou pelo Portal do MeuINSS. A falta de agendamento pode provocar a suspensão do benefício.

2º - Organize toda a documentação que comprove a incapacidade temporária. Isso engloba todos os exames, prontuários médicos, receituários que esclareçam o motivo pelo qual você não pode retornar para as suas atividades e por qual período deve permanecer afastado.

Organize a documentação da mais antiga para a mais recente, lembre-se que isso vai ajudar na hora em que o perito for analisar a documentação. Não leve documentos que nada tenham relação ao seu estado de saúde, o importante é que você tenha em mãos documentos que comprovem a doença nos últimos meses e a necessidade de afastamento pelos próximos meses.

É importante que os documentos que serão apresentados não possuam rasuras, tenham a assinatura e carimbo do médico, bem como o CID (Classificação Internacional de Doenças).

Caso após a revisão o INSS cesse o benefício, procure um advogado especialista na área previdenciária, a negativa pode ser questionada por meio de processo judicial. Em caso de ganho no processo judicial você receberá de forma retroativa todos os valores desde a suspensão do benefício.

Lembre-se: você deve manter os seus dados atualizados para receber qualquer notificação do INSS, pois caso você não seja localizado a notificação se dará igualmente por edital e você corre o risco de ter o benefício suspenso.

Fique atento para que seu benefício não seja suspenso, se não puder se deslocar comunique o fato a um atendente pelo 135 e procure um especialista na área previdenciária para te auxiliar.

Em caso de dúvidas quanto aos seus benefícios previdenciários, nos envie uma mensagem.

Leia também:

Como verificar se o INSS tem registrado todos os períodos em que trabalhei/contribuí?

Até quando você vai esperar para revisar a sua aposentadoria?

5 prejuízos ao trabalhador pelo salário pago “por fora”


Your cart

We value your privacy

We use cookies to customize your browsing experience, serve personalized ads or content, and analyze traffic to our site.