Separação x Pets, e agora?

Não é novidade que os pets passaram a ser considerados como verdadeiros membros das famílias brasileiras, mas o que ocorre quando o casal resolve se separar? Com quem fica a guarda do animal?

Essa é uma temática que ainda está em construção, mas que com certeza vamos ouvir falar muito daqui para frente, visto que é cada vez mais comum chegar ao judiciário processos que envolvam a disputa pela guarda de pets.

O Judiciário tem modificado o entendimento sobre os pets e defendido a possibilidade de aplicação das regras que disciplinam a guarda compartilhada dos filhos aos pets.

É muito importante ter em mente que o melhor caminho é sempre o diálogo e o acordo, para que ambos cheguem a uma decisão comum que agrade e não prejudique o bem estar dos pets nesse caso.

Há juízes que entendem que a guarda do pet deve seguir o regime adotado quando do matrimônio, isso quer dizer que dependendo da escolha do regime, e de quando o animal foi adotado ou comprado, este pode vir a ser propriedade pessoal de um ou do outro cônjuge.

Ao fim, não havendo acordo, caberá ao juiz no contexto do processo, e visando o bem estar do animal, decidir com quem ficará a guarda do pet e a possibilidade, ou não, de visitas.

São alguns dos fatores que podem vir a influenciar a decisão do juiz:

- condições da casa: uma casa com jardim, por exemplo, está mais de acordo com as necessidades de um animal;

- ligação de afeto do animal com os filhos do casal;

- condições financeiras para arcar com os gastos e com as necessidades do animal.

Há um Projeto de Lei (PL 62/2019), que dispõe sobre a guarda dos animais de estimação nos casos de divórcio. O Projeto ainda está pendente de aprovação pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Estamos de olho.

Tem dúvidas sobre os processos de divórcio? Nos encaminha uma mensagem AQUI.


Your cart

We value your privacy

We use cookies to customize your browsing experience, serve personalized ads or content, and analyze traffic to our site.