5 vantagens de você planejar a aposentadoria

Com tantas alterações na lei previdenciária, planejar a aposentadoria é a melhor solução para quem quer se aposentar no momento certo e evitar prejuízos. Saiba mais!

5-vantagens-de-voce-planejar-a-aposentadoria

Não é novidade que as leis previdenciárias mudaram e que a aposentadoria do INSS é complexa e merece a sua atenção para evitar dores de cabeça lá na frente.

O Planejamento Previdenciário é um manual de estratégias para que você possa trilhar o caminho até a sua aposentadoria da forma mais ágil e estratégica. 

Confira as 5 vantagens de começar a planejar a aposentadoria o quanto antes:

1. Identificar erros e ajustar pendências na sua documentação ao planejar a aposentadoria

Você já deve ter ouvido falar sobre a demora do INSS em analisar pedidos de concessão e revisão de benefícios, não é mesmo? 

Agora imagine entrar com o pedido de aposentadoria e após meses de espera descobrir que o seu benefício foi negado por ausência de documentos, ou ainda, que você teve concedido um benefício inferior ao que teria direito se tivesse apresentado os documentos necessários para comprovar o seu direito. 

A verdade é que embora seja dever do INSS conceder a você o melhor benefício e instruí-lo quanto a documentação necessária, a gente sabe que na prática, infelizmente, podem existir falhas no sistema e, nesse caso, o único prejudicado é você.

Por isso, dizemos que planejar a aposentadoria antecipa os problemas que você descobriria somente no momento da concessão do seu benefício.

Por exemplo, existem formas de você aumentar o seu tempo de contribuição ou, ainda, a possibilidade de você ter reconhecida uma aposentadoria mais benéfica se comprovado que você trabalhou exposto a agentes nocivos a sua saúde. 

É o caso dos profissionais que atuam em hospitais e postos de saúde, por exemplo, e podem reconhecer a sua atividade profissional como especial para aumentar o seu tempo de contribuição ou obter a aposentadoria especial por meio da apresentação do PPP (Perfil profissiográfico previdenciário).

A análise de todas as suas contribuições e a eventual necessidade de corrigir uma contribuição que foi realizada anteriormente, são exemplos da atuação do advogado especialista em um planejamento.

Durante o planejamento o advogado orienta você sobre quais documentos são necessários que você obtenha e guarde para alcançar a aposentadoria que você deseja, além de vislumbrar novas possibilidades para o seu caso. 

No dia do pedido você estará com toda a sua documentação pronta e organizada para apresentar ao servidor do INSS evitando ser surpreendido com o indeferimento do seu pedido.

2. Contribuir com o valor correto

Você tem ideia do impacto da contribuição que você está realizando hoje no valor da sua futura aposentadoria?

Planejar a aposentadoria permite responder essa pergunta: Afinal, vale mesmo a pena seguir contribuindo por um salário mínimo todos os meses? Vale a pena seguir contribuindo no teto do INSS

O planejamento consiste em uma análise aprofundada de todas as contribuições realizadas até hoje em conjunto com a sua idade atual, expectativa de vida, tipo de atividade que você exerce e principalmente o valor que você tem para contribuir sem prejudicar a sua renda familiar e o valor que você deseja obter para manutenção do seu custo de vida. 

A verdade é que muitos trabalhadores, principalmente os autônomos, pagam mais do que o necessário para se aposentar por falta de conhecimento e instrução de um profissional. 

Acesse aqui o exemplo prático de como um planejamento previdenciário pode impactar o valor da sua aposentadoria. Na ocasião, um segurado obteve uma economia de mais de R$30.000,00 após planejar a aposentadoria com um profissional. 

Não existe melhor aposentadoria, o que existe é o melhor retorno sobre o investimento que você realiza ao contribuir, por isso, não perca mais tempo e passe a contribuir de forma estratégica para alcançar a aposentadoria que você deseja.

A consulta com um advogado especialista em Direito Previdenciário torna-se essencial para que se enxergue além e você obtenha o melhor retorno sobre o valor investido em anos no INSS.

5-vantagens-de-voce-planejar-a-aposentadoria-01

3. Evitar o prejuízo em se aposentar depois do tempo

Após a reforma da previdência muitas dúvidas surgiram: “qual regra de transição usar”, “me aposento pelas regras anteriores”, “como saber se é mais benéfico usar as regras vigentes?”

Por falta de conhecimento, ou por simulações de aposentadoria que não levam em conta todas as informações sobre o seu histórico de contribuições, segurados seguem trabalhando e contribuindo para o INSS por mais tempo do que o necessário unicamente para obter a aposentadoria, quando na verdade já atingiram os requisitos para tal. 

Ao planejar a aposentadoria, você evita prejuízos com contribuições pagas sem necessidade e se aposenta no momento certo. 

4. Evitar o prejuízo em se aposentar antes do tempo

Se há prejuízo financeiro em se aposentar depois do tempo, o mesmo acontece quando você se aposenta antes do tempo. 

Durante o planejamento, você pode verificar que, em determinada situação, mesmo já tendo alcançado os requisitos para a concessão de um benefício, contribuir por mais um ano, por exemplo, significará um aumento significativo no valor do seu benefício e então você tem como escolher qual faz mais sentido para você.

Ao planejar a sua aposentadoria você tem acesso a um manual com todos os caminhos até a sua sonhada aposentadoria, ou seja, você será orientado em como contribuir se quiser alcançar o benefício de valor x, por quanto tempo contribuir se quiser se aposentar utilizando uma regra de transição e assim por diante. 

Com ele em mãos, a escolha sobre qual caminho escolher é sua. Busque ajuda de um advogado previdenciário e trace o caminho que faz mais sentido para você.

5-vantagens-de-voce-planejar-a-aposentadoria-02

5. Ter a certeza do melhor benefício para você

Você já deve ter entendido que ao planejar a sua aposentadoria você estará abrindo um leque de opções para escolher qual delas se encaixa no seu objetivo, não é mesmo?

Por meio do planejamento previdenciário, o advogado especialista analisará 

  • o número de contribuições realizadas;
  • os vínculos de emprego que você já teve;
  • a sua expectativa de vida na data estimada para a aposentadoria;
  • a sua expectativa quanto ao valor que deseja receber de aposentadoria;
  • os tipos de atividades que você realizou ao longo da vida (se nociva a sua saúde, se rural, etc...);
  • se há maneiras de aumentar o seu tempo de contribuição 
  • quais as regras de transição que se encaixam no seu caso, entre outros;

Com esse estudo, torna-se possível entregar um documento estratégico com os caminhos que você pode seguir até a aposentadoria para saber quando você deve pedir o seu benefício e qual será o valor aproximado de quanto você poderá contar na sua aposentadoria.

O advogado previdenciário é o profissional que está em constante atualização sobre todos os temas que envolvem concessão e revisão de aposentadoria e saberá apresentar para você as simulações de todas as possíveis situações que podem ocorrer. 

Às vezes você pode estar muito mais próximo do que imagina da sua aposentadoria, ou ainda, planejando se aposentar em um momento que, na verdade, não é o ideal e, por isso, contamos com uma equipe de advogados com capacitação plena de analisar o seu caso e projetar para você a aposentadoria que você deseja, evitando dores de cabeça no futuro.

5-vantagens-de-voce-planejar-a-aposentadoria-03

Nosso escritório é amplamente reconhecido pelos resultados positivos alcançados, graças à condução minuciosa da demanda do cliente, desde o seu primeiro atendimento até a concessão da aposentadoria.

Fique por dentro de tudo que você precisa saber sobre a sua aposentadoria em nosso canal do YouTube, semanalmente conteúdos novos são produzidos pelos nossos advogados para que você compreenda melhor como garantir os seus direitos.

5-vantagens-de-voce-planejar-a-aposentadoria-04
Your cart

We value your privacy

We use cookies to customize your browsing experience, serve personalized ads or content, and analyze traffic to our site.