5 perguntas para fazer ao seu advogado previdenciário 

Procurar a ajuda de um advogado especialista na área de atuação em que você precisa de ajuda é o primeiro passo para se aproximar da solução que você busca. Aqui você encontra as perguntas certas para fazer para esse profissional antes de contratá-lo.

5-perguntas-para-fazer-ao-seu-advogado-previdenciario

Está pensando em procurar um advogado para tirar suas dúvidas quantos aos benefícios do INSS e não sabe por onde começar?

Saiba que buscar um advogado especialista nesta área de atuação é o primeiro passo para que você tenha a solução para o que você procura. 

A lei previdenciária não é uma legislação simples, pelo contrário, talvez seja uma das legislações mais complexas, uma vez que passou por diversas transformações ao longo dos anos e exige diversos requisitos para a concessão de cada benefício previdenciário.

Além disso, as questões previdenciárias ainda podem ser decididas de forma diferenciada na Justiça e ter a ajuda de um advogado previdenciário pode abrir os seus olhos para possibilidades que você, até então, desconhece. 

Como assim?

Há teses que envolvem benefícios previdenciários que somente são reconhecidas após o segurado ajuizar um processo judicial, pois o INSS, pela via administrativa, nega esses pedidos. Por isso, a análise da sua vida previdenciária por um especialista abre caminho para muitas possibilidades e você precisa estar atento a isso. 

Você deve estar se perguntando como conseguir escolher o melhor profissional para te ajudar, não é mesmo? Para ajudar nesse processo nós reunimos 5 perguntas para você fazer antes de contratar o seu advogado.

Quais as situações que o advogado previdenciário costuma atender? 

Essa é uma pergunta chave no momento de contratar o seu advogado. Afinal, conhecer quais são as demandas que o profissional costuma atender dará a você a confiança e a segurança sobre se o seu caso está em boas mãos. 

Quanto mais um advogado atender determinada situação mais bem informado de como o INSS e a Justiça tratam essa questão ele ficará, e isso é importantíssimo para o sucesso do seu caso. 

Você sabia que um pedido de aposentadoria mal realizado para o INSS pode não só atrasar a sua concessão como determinar o insucesso do seu processo judicial? Exato! 

Por isso, aqui no escritório nossa equipe previdenciária além de contar com advogados especialistas em cada situação, ainda conta com advogados especialistas em processos administrativos. 

Assim, qualquer pedido que for ser feito ao INSS passará pelo olhar atento dessa equipe para após prosseguir aos cuidados do advogado que mais experiência tiver com a sua situação na Justiça. 

E esse é um ponto muito importante. Embora muita gente não saiba, há diversas questões que não precisam passar pelo Judiciário para serem resolvidas, podendo ser resolvidas por meio do atendimento administrativo da autarquia. 

Aí pode estar o diferencial do advogado que você procura. Um advogado que está em constante atualização sabe quais são as novas portarias do INSS, quais são as exigências para cada caso dependendo do benefício que está sendo requerido e quanto tempo a autarquia previdenciária tem levado para solucionar cada caso sem precisar ir para Justiça para ter a questão resolvida. 

Como você poderá acompanhar a sua demanda?

O cliente, você, deve estar sempre em primeiro lugar, uma vez que é a sua vida que está em jogo não é mesmo?

Sabemos que o Direito Previdenciário e a atuação nesta área podem influenciar e modificar significativamente a sua vida e por isso você precisa e deve estar bem informado sobre cada momento do seu processo. 

Para isso sabemos a importância de você estar por dentro do que está acontecendo no seu processo. 

A internet permite hoje que o retorno seja feito ao cliente de forma ainda mais rápida, pela palma da sua mão com ajuda de um celular, conforme explicamos em “Atendimento previdenciário online: como funciona”.

Não é incomum segurados assinarem um contrato com um advogado e depois ficarem navegando em alto mar sem direção sobre quanto tempo falta para que a sua demanda seja decidida ou sobre o que de fato está ocorrendo sobre o seu caso. 

Por isso, é de suma importância que você confie no seu advogado e tenha tranquilidade em saber que o processo está tendo o andamento adequado em cada fase, seja ela administrativa ou judicial. 

Ah! Não esqueça de comunicar para o seu advogado sempre que fizer a troca da sua senha do MEUINSS ou de qualquer dado, como o seu telefone para contato, com isso você estará evitando desencontros e atrasos desnecessários. 

Nós, aqui no Lini & Pandolfi, para melhor atender os nossos clientes, estamos em fase final da elaboração de um aplicativo, em que os clientes poderão acompanhar as suas demandas sempre que quiserem de forma rápida. 

Soluções inovadoras e tecnológicas são outros diferenciais que você precisa ficar atento antes de contratar um advogado. A tecnologia está aí para facilitar nosso dia a dia e devemos utilizá-la a nosso favor sempre que possível, não é mesmo?

5-perguntas-para-fazer-ao-seu-advogado-previdenciario-02

Qual o valor do serviço e o que cobre?

Você já deve ter ouvido falar na OAB, não é mesmo? É esse o Órgão que define as regras para o exercício profissional da advocacia no Brasil, inclusive, quanto a qual valor cobrar por cada serviço. 

Por isso, é muito importante que você saiba que o advogado tem o dever de obedecer aos limites determinados pela OAB, ou seja, ele não pode cobrar nem menos, nem mais do que está estabelecido na tabela de honorários. 

Lembre-se que cada serviço pode possuir um preço, por isso converse e tire todas as suas dúvidas sobre valores antes mesmo de assinar qualquer contrato de honorários. 

Outro ponto que deve ser levado em consideração é o tipo de serviço que você procura, pois nem sempre você vai precisar de um advogado do início ao fim da demanda. 

Há diversas situações em que você pode sozinho solucionar o que precisa junto à plataforma do INSS e um advogado pode auxiliar você tão somente quanto ao preparo do pedido e isso também possui um preço diferenciado. 

Esteja sempre atento às qualidades do serviço prestado, não somente ao valor. Como falamos acima, a lei previdenciária é muito complexa e estar assessorado de um advogado que esteja em constante atualização irá prevenir futuras dores de cabeça. 

Sabe aquela máxima o barato sai caro? Lembre-se disso sempre que um profissional oferecer um serviço abaixo do preço da OAB, pois essa é uma prática ilegal.

Como já falamos em "5 motivos para você pedir ajuda de um advogado previdenciário" em outro conteúdo que você pode acessar aqui muitas demandas dividem-se em fase administrativa e fase judicial, ao contratar o seu advogado esteja atento se ele atende aos dois momentos e quais são os diferenciais do profissional em cada um deles e se o valor cobrado abrange as duas fases.  

Quais são os diferenciais do advogado?

Como falamos acima, a tecnologia deve ser utilizada para facilitar o nosso dia a dia e por isso é interessante que o advogado esteja a par de que forma ela pode auxiliar no processo previdenciário.

Por isso, busque se informar quais são as ferramentas utilizadas pelo profissional e de que forma essas ferramentas podem ser úteis para o seu caso concreto. 

O INSS hoje em dia, por exemplo, já está todo informatizado, o que torna o seu acesso ainda mais facilitado, pois você pode acessar e analisar todos os seus dados de forma online e prevenir futuros problemas como ausência de dados ou dados incorretos que podem prejudicar a concessão do seu benefício.

Além disso, foi criada uma plataforma em parceria com a OAB que possibilita o acesso do advogado para providenciar pedidos de forma mais rápida e eficiente. 

Lembre-se, o auxílio de um advogado que seja especialista na área de atuação que você precisa pode tornar o andamento do seu caso muito mais rápido, pois é ele quem ficará atento a todos os prazos do INSS, sabendo exatamente como agir em caso de demora da autarquia previdenciária para responder aos seus pedidos. 

Entenda com o advogado Matheus Soares os "5 motivos para pedir ajuda de um advogado previdenciário":

Por aqui, ficamos atentos a essa demora e, se necessário, entramos na Justiça com a medida judicial cabível para que o INSS analise o seu pedido e você não tenha mais prejuízos nessa espera. 

Caso você queira conhecer melhor quais são os direitos que costumamos atender na área previdenciária clique aqui, e caso você queira se aprofundar em outras questões previdenciárias acompanhe nosso blog da área previdenciária clicando aqui e o nosso canal do YouTube.

De que forma este profissional poderá te auxiliar?

Lembre-se, um bom profissional pode te ajudar muito antes de você resolver fazer um pedido de benefício ao INSS.

Isso porque, como já falamos, quanto mais organizada estiver a sua vida contributiva melhor será o momento em que você decidir solicitar o benefício.

Por isso buscar o auxílio de um advogado previdenciário possibilita uma análise prévia de todas as suas contribuições e documentos para que você fique tranquilo quanto ao caminho que está sendo percorrido até a sua aposentadoria. 

Por exemplo, se você ao longo da sua vida contribuiu com diversos valores e em diversos períodos da sua vida, é interessante que você busque um advogado especialista em Planejamento Previdenciário. 

O Planejamento Previdenciário é o estudo de todo o seu passado contributivo com a análise do seu momento atual e perspectivas para o seu futuro, afinal, será muito melhor você contribuir com valores que não prejudiquem a sua renda atual e que possibilitem você ficar tranquilo sabendo quando e com qual valor você viverá no futuro, não é mesmo?

Além disso, esteja atento sempre que você decidir fazer por conta qualquer solicitação ao INSS, uma vez que caso o seu pedido de concessão ou revisão de benefício for indeferido, será o momento de verificar com o seu advogado a possibilidade de ajuizar um processo na via judicial. 

É muito comum que pedidos sejam negados na via administrativa, mas deferidos na via judicial, inclusive, com o pagamento de todo valor retroativo que você tem direito, o que pode significar uma grande bolada para você.

Também é importante que você, mesmo já aposentado, tenha conhecimento que pode revisar o valor e o tipo de aposentadoria que recebe por meio:

  • Do reconhecimento de atividade especial para concessão de aposentadoria especial (aquela em que você trabalha exposto a agentes nocivos a saúde)
  • Da apresentação no INSS de processos trabalhistas que podem impactar os seus direitos previdenciários
  • Do reconhecimento de uma atividade rural
  • Da verificação de outra regra mais benéfica para o seu caso específico, entre outros. 

Confira aqui as nossas dicas completas sobre "como aumentar o seu tempo de contribuição" e contate um advogado previdenciário para requerer hoje mesmo ao INSS os seus direitos.

O advogado especialista em revisão de aposentadorias poderá te ajudar a analisar o seu benefício e verificar se o INSS cumpriu com o dever de conceder o melhor benefício e caso verifique que não, buscar a revisão desse benefício.

O fato da lei ter mudado impacta diretamente os seus direitos, por isso, estar assessorado por um especialista passa a ser praticamente indispensável para quem não quer ser prejudicado ou ainda enfrentar futuras dores de cabeça com problemas que poderiam ter sido resolvidos hoje com o olhar atendo de um advogado especializado.

Assim, caso você queira uma análise completa sobre o seu caso específico, consulte com um de nossos advogados previdenciários e ele responderá a todas as suas perguntas.

5-perguntas-para-fazer-ao-seu-advogado-previdenciario-03

Contamos com uma equipe de advogados previdenciários em constante atualização e qualificação que vai analisar o seu caso específico para verificar qual é o melhor caminho para você.


Your cart

We value your privacy

We use cookies to customize your browsing experience, serve personalized ads or content, and analyze traffic to our site.