Como simular o valor da aposentadoria?

A forma mais eficaz de simular o valor da sua aposentadoria não é pelo simulador do INSS e nós te explicamos os motivos. Saiba mais!

Em “Como saber quanto tempo falta para se aposentar?” explicamos como você pode simular o tempo que falta para você atingir os requisitos para a aposentadoria por meio da plataforma do “MEUINSS”. 

No entanto, ressaltamos que o simulador somente será confiável se todos os seus dados na plataforma estiverem corretos e para isso você precisará analisar de forma minuciosa o seu CNIS - Cadastro Nacional de Informações Sociais para: 

  • Verificar se constam todos os vínculos de emprego que você já teve;
  • Verificar se os valores das contribuições estão corretos;
  • Averiguar se os seus dados pessoais estão de acordo.

A análise de todas essas informações é que levam você ao real valor do benefício que você receberá e a atuação de um advogado previdenciário vai te ajudar a alcançar o valor da aposentadoria que você deseja.

Em “5 motivos para você pedir ajuda de um advogado previdenciário” explicamos como a ajuda de um especialista no tema pode alterar significativamente o contexto da sua futura aposentadoria.

Caso você já esteja aposentado, não se assuste, você tem até 10 anos para rever o valor da aposentadoria por meio do pedido de revisão do INSS, o qual já explicamos como funciona e você pode entender melhor clicando aqui.

Por que não confiar no simulador do INSS? 

O que a maior parte dos segurados desconhece é que o simulador do INSS pode levar a diversos equívocos e falsas expectativas. 

Esse simulador, além de disponibilizar o valor aproximado da sua aposentadoria somente quando você já tem o direito, só realiza a simulação das regras comuns de aposentadoria, deixando de avaliar:

Além de não avaliar a possibilidade das referidas aposentadorias, o sistema não verifica se há alguma informação incorreta no seu histórico de contribuições.

Agendar uma consulta com um advogado especialista no assunto, e expor todo o seu contexto previdenciário até hoje, pode fazer a diferença em seu futuro. 

Durante essa consulta, será analisado o seu histórico de vínculos de emprego, atividades remuneradas de forma concomitante, atividades remuneradas no exterior, períodos de auxílio doença, de serviço militar, de menor aprendiz, entre outros motivos que podem levar ao aumento do seu tempo de contribuição e também ao aumento do valor do benefício.

Descubra por meio do Planejamento Previdenciário qual será o valor da aposentadoria que será concedida no momento que você escolher se aposentar com a ajuda de um advogado previdenciarista.

como-simular-o-valor-da-aposentadoria-01

Planejamento Previdenciário e valor da aposentadoria

Se você deseja obter a melhor aposentadoria, saiba que o melhor caminho é a confecção de um Planejamento Previdenciário.

O planejamento, por ser confeccionado por um advogado especialista no tema, proporciona:

  • Que se identifiquem direitos ocultos que você sequer sabia que tinha (Por exemplo, você sabia que um processo trabalhista pode impactar o valor da sua futura aposentadoria? Ou que se você recebe pensão você precisa estar atento ao melhor momento para se aposentar?);
  • A análise dos documentos que você já possui e a adequada orientação para busca de outros documentos necessários para a concessão de um benefício mais vantajoso para você;
  • A análise do custo-benefício para cada tipo de aposentadoria que você terá direito no futuro, conforme as novas regas de aposentadoria, bem como pelas regras de transição.

Por ser um manual estratégico que projeta as suas futuras contribuições, o planejamento previdenciário permite que você saiba:

  • Quando pode requerer cada tipo de aposentadoria;
  • O valor aproximado do seu futuro benefício;
  • De que forma você deve seguir contribuindo para o INSS;
  • Quantas contribuições você ainda precisa fazer; e
  • Entenda por quanto tempo você pode ficar sem contribuir e conservar a qualidade de segurado para garantir, inclusive, a cobertura previdenciária para outros benefícios como o auxílio por incapacidade temporária. 

Esse último ponto é muito importante, estar com o seu planejamento previdenciário em dia é essencial não só para a futura aposentadoria, mas também para situações imprevisíveis como doença, óbito, gravidez, acidentes, etc...

O Planejamento ao simular as possibilidades para o seu futuro faz com que você economize ao não realizar contribuições desnecessárias e não perca tempo durante o caminho até a futura aposentadoria.

Planejar ou contar com a análise do INSS?

Como vimos, se você depender da análise do INSS para simular o valor da aposentadoria há grandes chances da Instituição se equivocar e no momento da concessão sequer analisar a possibilidade de conceder a você a aposentadoria mais vantajosa para o seu caso. 

Além disso, ainda mais pessimista (mas realista), você corre o risco de passar anos na Justiça revisando o benefício concedido e não ter tempo hábil para usufruir da aposentadoria que você teria direito se tivesse organizado melhor o seu futuro. 

A verdade é que sonhamos com o momento da aposentadoria, mas não pensamos no melhor caminho para atingi-la e é por isso que o auxílio de um advogado previdenciário pode mudar o rumo da sua vida desde já até a sonhada aposentadoria. 

O advogado previdenciário é o profissional que está em constante atualização sobre todos os temas que envolvem concessão e revisão do benefício e saberá apresentar para você as simulações de todas as possíveis situações que podem ocorrer. 

Nossos advogados especialistas em Planejamento Previdenciário, por exemplo, ainda oportunizam a possibilidade de revisão desse planejamento no período de até dois anos, assim, você tem a garantia de que qualquer mudança que ocorra garantirá a você a segurança de permanecer no melhor caminho até a aposentadoria. 

Às vezes você pode estar muito mais próximo do que imagina de se aposentar, ou ainda, planejando se aposentar em um momento que, na verdade, não é o ideal e, por isso, contamos com uma equipe de advogados com capacitação plena de analisar o seu caso e projetar para você a melhor aposentadoria, evitando dores de cabeça no futuro.

Tenha uma análise completa em uma consulta com um advogado especialista.

como-simular-o-valor-da-aposentadoria-02

Gostou do conteúdo? Acesse o nosso canal do YouTube e fique por dentro de tudo que você precisa saber sobre os seus Direitos.

Assista, comente e compartilhe com os seus amigos e nos ajude a transmitir conhecimento jurídico de qualidade para o maior número de brasileiros.

como-simular-o-valor-da-aposentadoria-03
Your cart

We value your privacy

We use cookies to customize your browsing experience, serve personalized ads or content, and analyze traffic to our site.