O que faz um advogado civil?

by Ana Julia Silva Saraiva in

A advocacia divide-se em diversas áreas e é muito comum que você tenha dúvidas sobre o que engloba as atividades de um advogado cível e de que forma ele pode te ajudar.

O Direito Civil ou Cível, é o conjunto de normas que determina os seus direitos e deveres em relação aos bens e as suas relações no âmbito privado. Ou seja, cabe a essa especialidade do Direito tratar de algumas questões relacionada à interação em sociedade.

Todas as nossas ações diárias possuem implicações jurídicas, como, por exemplo, no momento em que se decide romper um casamento ou união estável, é necessário regularizar a nova condição de vida dos envolvidos, o casal e filhos menores, por exemplo, regularizando estado civil, partilha de bens, pensão alimentícia, guarda, visitas, entre outras particularidades.

Assim, cabe ao profissional especialista em Direito Civil orientar quais são as condutas e normas que regem as relações nas questões patrimoniais, obrigacionais e familiares, por exemplo.

Quem é o advogado civil?

É o profissional que se especializou em Direito Civil. É aquele advogado qualificado a prestar consultoria tanto com a finalidade de prevenir ou solucionar conflitos de diversas naturezas.

É muito comum que as pessoas busquem ajuda de um profissional da área do Direito somente quando o problema aparece, porém, algumas vezes, é possível consultar um advogado especialista na área para prevenir situações conflituosas.

Ao realizarmos qualquer negócio ou assinarmos um contrato ou compromisso estamos realizando um ato com diversas implicações jurídicas na área cível. 

Por exemplo, ao realizar a compra de um imóvel, é importante estar assessorado de um advogado cível, uma vez que ele é o profissional que vai poder te auxiliar a realizar o negócio de forma mais segura, para evitar problemas futuros por falta de precauções necessárias antes de assinar o contrato.

Quais são as situações em que um advogado especialista na área cível pode me ajudar?

Muitas são as situações em que um advogado especializado na área cível pode auxiliar você, vamos ver alguns exemplos:

O número de divórcios e dissoluções de união estável cresceu muito durante os últimos dois anos. O auxílio de um advogado especialista na área, também é essencial para que você tenha conhecimento da melhor forma de agir para solucionar todas as questões referentes a esse processo judicial ou extrajudicial.

Caso você queira saber mais sobre a possibilidade de realizar o divórcio no Tabelionato da sua própria cidade acesse “Divórcio judicial e Extrajudicial: entenda as diferenças” e veja como esse procedimento pode ser simples se bem orientado.

É muito comum as empresas de planos de saúde negarem os direitos dos seus beneficiários para determinados tratamentos ou medicamentos, mas saiba que você pode recorrer em muitos casos à Justiça e obter o reconhecimento desse direito. 

Veja aquiComo funciona uma ação contra Plano de Saúde”.

Você sabia o inventário nem sempre é um procedimento a ser realizado na via judicial? Exatamente, existe a possibilidade desse procedimento ser realizado em Tabelionato, de uma forma simples e eficaz.

Entenda a diferença entre Inventário Judicial e Inventário Extrajudicial” acessando aqui.

O processo de escrita e revisão de qualquer tipo de contrato deve ser rigoroso para evitar cláusulas ambíguas ou vagas, que possam prejudicar você posteriormente, em razão de má interpretação ou ausência de requisito essencial. 

O auxílio de um advogado especialista é fundamental para prevenir você de situações de risco.

O Planejamento Sucessório é um instrumento que pode evitar conflitos familiares em razão da divisão de bens, posteriormente ao falecimento de um familiar. Ou seja, é uma estratégia em vida, de organização dos seus bens, após a sua morte.

Quem nunca teve transtornos com uma Cia Área em razão de atrasos ou cancelamentos de voos, não é mesmo? O advogado civil vai ajudar você a analisar se é cabível indenização para essa situação. 

A interdição é uma medida judicial para reconhecer a incapacidade de uma pessoa de gerir os seus próprios bens e realizar atos da vida civil, elegendo um curador para a respectiva administração dos bens. Por ser um momento muito delicado e, por vezes, doloroso para famílias, a presença de um advogado especialista nesse tipo de ação facilita e torna mais célere a condução desse tipo de situação.

Por que consultar um advogado civil?

Como vimos, são muitas as situações que a presença de um advogado especialista da área Cível pode evitar que você tenha prejuízos e problemas no futuro. Por isso, sempre que você for realizar ou desfazer um negócio, contrato ou se sentir lesado pela ação de uma empresa ou de terceiros, busque auxílio de um advogado especialista em ações que envolvam Direito Cível.

Nosso escritório é amplamente reconhecido pelos resultados positivos alcançados, devido à condução minuciosa da demanda do cliente, desde o seu primeiro atendimento até o fim do processo.

Caso você queira conhecer todas as ações que temos experiência consulte aqui ou caso queira agendar agora mesmo uma consulta com um dos nossos advogados especialistas na área de Direito de Família e Sucessões clique aqui.

  • Leia também:

O que faz um advogado trabalhista?

O que faz um advogado previdenciário?

Your cart
    Checkout