O que faz um advogado trabalhista?  

O Direito do Trabalho é a área do Direito que estuda e garante os direitos fundamentais de todos os cidadãos na relação empregado e empregador. E o advogado que trabalha com causas trabalhistas é aquele profissional que se especializou na busca da garantia desses direitos decorrentes da relação de trabalho.

Qual a função do advogado trabalhista?

As relações trabalhistas são conhecidas pelo seu desequilíbrio de forças entre empregador e empregado. Por essa razão as leis trabalhistas visam regular e fiscalizar essa relação. 

Assim, o advogado trabalhista é o profissional indicado para orientar e defender os seus interesses frente a um problema com o seu empregador, principalmente porque esse tipo de profissional atua diariamente com uma justiça especializada. 

O que isso quer dizer? Você já deve ter ouvido falar na Justiça do Trabalho, não é mesmo? A Justiça do Trabalho é especializada porque os juízes do trabalho são responsáveis por julgar somente causas do Direito do Trabalho, diferentemente dos juízes que atuam na Justiça dita comum, por exemplo, que é aquela responsável por julgar causas que envolvam divórcio judicial, inventário judicial, ação contra plano de saúde, entre outros...

Isso quer dizer que o advogado especializado na área trabalhista tem conhecimento específico sobre tudo que ocorre no julgamento das ações trabalhistas, o que pode salvar a sua causa do direito do trabalho

Como o advogado especialista em Direito do Trabalho pode me ajudar?

Nesse vídeo, em nosso canal do YouTube, a advogada Mariana Lini, explica de forma geral os principais direitos trabalhistas que você possui:

Por ser um advogado especialista na sua área de atuação é ele quem vai saber te explicar de que forma os seus direitos estão sendo sonegados e auxiliar tanto na possibilidade da realização de um acordo, como também no ingresso na Justiça do Trabalho com uma ação trabalhista.

Por exemplo, é muito comum clientes nos procurarem com dúvidas sobre “o que é vínculo de emprego e como comprovar?”, ou sobre "como pedir equiparação salarial". 

Essa é uma ação em que o advogado especialista em Direito do Trabalho vai sentar com você e analisar desde o momento da sua contratação até o seu momento atual, visto que a ausência do reconhecimento do vínculo de emprego traz prejuízo a você.

Sem o vínculo de emprego reconhecido na sua carteira de trabalho não são recolhidas as contribuições previdenciárias, bem como os recolhimentos ao FGTS, assim como não pagos diversos outros direitos que você teria direito se tivesse o vínculo registrado na sua carteira de trabalho, logo o advogado vai poder calcular todas as diferenças salariais que não foram pagas a você e entrar com uma ação trabalhista requerendo o seu pagamento.

Outra dúvida comum é sobre o que são as horas extras e como funcionam, que nós explicamos em "Horas extras: o que é e como calcular".

Outras principais ações trabalhistas são:

Quando for identificado qualquer irregularidade no seu contrato de trabalho o advogado especialista em Direito do Trabalho pode entrar com a medida judicial cabível para a situação e reivindicar os seus direitos.

É importante lembrar que o advogado trabalhista pode tanto reivindicar os seus direitos durante o seu contrato de trabalho, como após a rescisão contratual.

Atenção! Há um prazo de dois anos para o ingresso na justiça após o fim do contrato de trabalho.

Além disso, é muito importante lembrar que em novembro de 2017 entrou em vigor a Reforma Trabalhista, que alterou significativamente os seus direitos, sendo imprescindível estar bem assessorado de um advogado especialista em Direito do Trabalho para compreender melhor o seu caso concreto.

Como o advogado trabalhista pode me ajudar na rescisão?

Esse pode ser um momento muito delicado na sua vida porque assim como pode ser uma escolha sua sair do emprego, pode ser que você tenha sido dispensado e esteja em um momento de stress por essa situação, muitas vezes, inesperada. 

Em um caso ou no outro é preciso estar atento aos valores pagos no momento da rescisão, bem como ao fato de que há prazo para o pagamento das verbas rescisórias. 

Nesse vídeo, o advogado Filipe Haack explica quais são os tipos de rescisões existentes e quais são as verbas que devem ser pagas em cada uma delas:

Assim, considerando que são muitas as questões que envolvem o momento da rescisão do contrato de trabalho, é muito importante ter o auxílio de um especialista em direito do trabalho no momento da rescisão, não só para verificar se estão sendo pagos todos os seus direitos, como também para verificar se o valor que está sendo pago está correto. 

Por isso, procure um advogado trabalhista de sua confiança e verifique com ele se os valores pagos no momento da rescisão estão corretos ou se cabe discussão acerca do pagamento. 

A importância de um advogado especialista em Direito do Trabalho

A experiência de um profissional em demandas como a sua é o que pode salvar o seu processo e evitar futuras dores de cabeça, não só na área do Direito do Trabalho, como também na área do Direito Previdenciário e Direito Cível e Familiar.

É importante estar atento, pois há uma regra geral do Direito que diz “o direito não socorre aos que dormem”, isso quer dizer, para você reivindicar os seus direitos há prazo determinado para isso, por isso não deixe para procurar um advogado de sua confiança e especialista na área de atuação que você precisa quando desconfiar que um direito está sendo sonegado.

Nosso escritório é amplamente reconhecido pelos resultados positivos alcançados, graças à condução minuciosa da demanda do cliente, desde o seu primeiro atendimento até o fim do processo.

Caso você queira compreender melhor os seus direitos trabalhistas, agende agora mesmo uma consulta com um dos nossos advogados especialistas na área clicando aqui

  • Leia também:

O que faz um advogado previdenciário?

O que faz um advogado civil?

Your cart

We value your privacy

We use cookies to customize your browsing experience, serve personalized ads or content, and analyze traffic to our site.