Propagandista Farmacêutico: Aprenda como comprovar hora extra

A anotação em Carteira de Trabalho da função Propagandista Farmacêutico como trabalhador externo não significa que você não tenha direito ao pagamento de horas extras. Saiba mais!

propagandista-farmaceutico-aprenda-como-comprovar-hora-extra

O propagandista farmacêutico somente passa a ser categorizado como trabalhador externo no momento em que a sua atividade for incompatível com qualquer forma de controle dos seus horários de trabalho.

E é aí que você precisa estar atento aos seus direitos trabalhistas

A lei trabalhista prevê que todo trabalhador externo está livre do controle de jornada. Ou seja, você possui autonomia sobre os seus horários e não existe a possibilidade de fiscalização por um supervisor de quando as suas atividades estão sendo realizadas.

Ocorre que a lei classificou o trabalho externo como uma das exceções ao controle de jornada por ter sido pensada em uma época em que não existiam ferramentas que permitissem essa fiscalização quando a atividade era realizada fora da empresa, o que hoje é possível com a chegada da tecnologia avançada de localização, comunicação, etc.

Provas da rotina de trabalho do Propagandista Farmacêutico

Se você trabalha como Propagandista e Representante Farmacêutico a sua rotina consiste em visitas para comercialização e divulgação de medicamentos, equipamentos médicos e demais produtos farmacêuticos para clínicas, hospitais, consultórios, laboratórios, não é mesmo?

Se para a realização dessas visitas, você deve organizar um roteiro/agenda, que necessita ser previamente aprovado pelo seu supervisor, não se engane, você não possui autonomia do seu tempo e a empresa sabe exatamente quantas horas por dia você estará à disposição e quanto tempo terá de intervalo com base nos horários programados para a visitação, lançamento de relatórios, etc. 

Veja só, sempre que exista:

  • Estabelecimento de roteiro/agenda previamente autorizada por um superior
  • Aprovação pelo supervisor de toda e qualquer alteração da programação de visitas
  • Obrigação da realização de um número mínimo de visitas
  • Troca de mensagens com o supervisor para informar o início e o fim da visita
  • Elaboração de relatórios de acompanhamento e controle das metas e resultados

Você está tendo o seu horário de trabalho controlado de forma indireta pela empresa e deve receber pelas horas trabalhadas além da 8ª hora diária.

Você se reconhece nessa situação? Garanta os seus direitos trabalhistas com um de nossos especialistas.

propagandista-farmaceutico-aprenda-como-comprovar-hora-extra

Como você comprova o seu direito ao pagamento de hora extra e aumenta o seu salário

No momento em que há a descaracterização do trabalho externo do propagandista farmacêutico você passa a ter direito ao recebimento das horas extras e dos demais direitos que decorrem do pagamento dessas. 

Dica de ouro: As horas extras trabalhadas impactam diretamente o valor que você vem recebendo a título de férias, 13º salário, recolhimentos de FGTS, entre outros.

Logo, não estamos falando apenas no prejuízo de não receber pelas horas trabalhadas a mais, mas também dos demais prejuízos financeiros que você vem sofrendo ao longo desse contrato de trabalho.

São meios de prova na Justiça do Trabalho para receber pelas horas extras trabalhadas:

  • Provas testemunhal: Testemunho de colegas que tinham ou têm conhecimento da rotina de trabalho e das obrigações impostas pelos supervisores;
  • Relatórios confeccionados;
  • Troca de mensagens de e-mail, WhatsApp sobre visitas;
  • Sistema de coleta de informações no celular corporativo;
  • Realização de check in e check out pelo telefone a cada visita;
  • Lançamento imediato, no computador de mão equipado com GPS, em programa específico acessado com login e senha, das visitas realizadas;
  • Convites para coffe breaks, jantares com médicos, convenções, etc...

Também devem ser pagas como extras todas as horas em que você esteve à disposição da empresa, inclusive quando você deixou de realizar o intervalo de almoço para participar de um almoço com um médico para apresentação dos serviços da empresa, por exemplo.

Calcule sua hora extra clicando aqui ou converse diretamente com um de nossos advogados trabalhistas especialistas nesse tipo de ação e verifique quanto você deve receber a mais no seu salário.

propagandista-farmaceutico-aprenda-como-comprovar-hora-extra

Garanta o pagamento de horas extras

Estar assessorado por um advogado especialista em Direito do Trabalho será um diferencial sempre que você estiver tendo direitos trabalhistas violados, uma vez que é o profissional que diariamente está à frente da defesa dos interesses de outros trabalhadores como você. 

Não perca mais dinheiro em razão da violação aos seus direitos, busque auxílio de um advogado trabalhista especialista no setor propagandista e encontre a melhor solução para o seu caso clicando aqui.

É muito mais comum do que se imagina a caracterização de um Propagandista Farmacêutico como trabalhador externo do que se imagina, assim como é cada vez mais comum que empresas desse ramo possuam softwares que demonstram a lista de médicos visitados pelos seus funcionários. 

Nosso escritório conta com uma equipe de advogados em constante atualização sobre causas que envolvam o setor propagandista farmacêutico e não poupam esforços para o melhor acompanhamento e condução dos processos.

Agora que você já sabe que tem direito ao pagamento de horas extras consulte em nosso canal do YouTube como garantir outros direitos que você possui:

Entenda como calcular o Km rodado para reembolso 

Mesma função e salários diferentes: Saiba o que fazer!

Confira o pagamento de horas extras para o trabalhador externo

No nosso canal do YouTube você encontra conteúdo de fácil compreensão sobre os seus principais direitos. Assista, comente e compartilhe com os seus amigos e nos ajude a transmitir conhecimento jurídico de qualidade para o maior número de brasileiros.

propagandista-farmaceutico-aprenda-como-comprovar-hora-extra
Your cart

We value your privacy

We use cookies to customize your browsing experience, serve personalized ads or content, and analyze traffic to our site.